Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro Ciríaco, Klinger
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aparecida Prates dos Santos, Francieli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19620
Resumo: Assume-se, neste estudo, que o ensino de Matemática aliado à Literatura Infantil pode contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Partindo deste pressuposto, o artigo tem como objetivo descrever resultados e encaminhamentos das possibilidades da adoção da literatura no contexto de aprendizagem de conteúdos matemáticos. O referencial destaca questões acerca da alfabetização matemática e do letramento matemático, como sustentação teórica à discussão. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação, de caráter descritivo-analítico, em que direcionamos olhares e esforços para descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos em suas aulas, elegidos por nós, como também quais direcionamentos a leitura destas narrativas anunciam. Para isso, foi realizada uma análise dos livros do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultado da apreciação crítica dos livros analisados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor para aprender e ensinar Matemática de forma que se torne mais significativo e motivador tanto para o aluno quanto para o professor.
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