Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.19620 |
Resumo: | Assume-se, neste estudo, que o ensino de Matemática aliado à Literatura Infantil pode contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Partindo deste pressuposto, o artigo tem como objetivo descrever resultados e encaminhamentos das possibilidades da adoção da literatura no contexto de aprendizagem de conteúdos matemáticos. O referencial destaca questões acerca da alfabetização matemática e do letramento matemático, como sustentação teórica à discussão. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação, de caráter descritivo-analítico, em que direcionamos olhares e esforços para descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos em suas aulas, elegidos por nós, como também quais direcionamentos a leitura destas narrativas anunciam. Para isso, foi realizada uma análise dos livros do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultado da apreciação crítica dos livros analisados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor para aprender e ensinar Matemática de forma que se torne mais significativo e motivador tanto para o aluno quanto para o professor. |
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Acervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anosAcervo paradidático do PNAIC e as possibilidades da literatura infantil em aulas de matemática nos primeiros anosArtigosAssume-se, neste estudo, que o ensino de Matemática aliado à Literatura Infantil pode contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Partindo deste pressuposto, o artigo tem como objetivo descrever resultados e encaminhamentos das possibilidades da adoção da literatura no contexto de aprendizagem de conteúdos matemáticos. O referencial destaca questões acerca da alfabetização matemática e do letramento matemático, como sustentação teórica à discussão. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa em educação, de caráter descritivo-analítico, em que direcionamos olhares e esforços para descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos em suas aulas, elegidos por nós, como também quais direcionamentos a leitura destas narrativas anunciam. Para isso, foi realizada uma análise dos livros do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultado da apreciação crítica dos livros analisados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor para aprender e ensinar Matemática de forma que se torne mais significativo e motivador tanto para o aluno quanto para o professor.It is assumed, in this study, that the teaching of mathematics combined with children's literature can contribute to the process of literacy in the perspective of literacy. Based on this assumption, the article aims to describe results and directions for the possibilities of adopting literature in the context of learning mathematical content. The framework highlights questions about mathematical literacy and mathematical literacy, as theoretical support for the discussion. The methodological approach is inscribed in the field of qualitative research in education, of a descriptive-analytical character, in which we direct looks and efforts to describe how the literacy teacher can use three titles in his classes, chosen by us, as well as which directions the reading of these narratives announce. For this purpose, an analysis of the books in the collection distributed to public schools was carried out by the National Pact for Literacy at the Right Age Program - PNAIC - of classes in the literacy cycle (1st to 3rd year). As a result of the critical appreciation of the analyzed books, we conclude that implementing the reading of literature in a broad relationship with the exploration of concepts with children aged 6 to 8 years can represent a rich and promising way to learn and teach mathematics in a way that becomes more meaningful and motivating for both student and teacher.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19620por1646-2335Teodoro Ciríaco, KlingerAparecida Prates dos Santos, Francieliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.693102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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