Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cheuczuk, Francielle
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira da Rocha, Francielle, Norraila da Silva , Pâmela, Lopes Vieira , José Luiz, Ferreira, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.24575
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre a proficiência motora e o ambiente da vizinhança de 397 crianças de seis a dez anos de idade. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky - BOT-2. O ambiente da vizinhança foi avaliado por um questionário elaborado pelos pesquisadores e o nível socioeconômico das famílias foi avaliado pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB-ABEP). Para comparação entre grupos foi utilizado o Teste Kruskall-Wallis e o Teste U Mann-Whitney e para associação foi utilizado o Teste de Qui-quadrado. Os resultados demonstraram que 68,3% das crianças estão na média para a idade no desenvolvimento motor global. A classe social com nível socioeconômico maior mostrou melhor coordenação motora fina, controle corporal, força e agilidade e o desenvolvimento motor global. Foi encontrada associação entre utilizar Academia da terceira idade e o desenvolvimento motor global, a praça/parquinho com a coordenação corporal e desenvolvimento motor global, e clubes/escolinhas particulares com coordenação motora fina, força e agilidade e desenvolvimento motor global. Conclui-se que o ambiente da vizinhança em que a criança reside não influenciou o desempenho na proficiência motora, mas o nível socioeconômico sim, tanto que pertencer a classe socioeconômica mais baixa desfavoreceu o desempenho motor global das crianças. Frequentar espaços abertos e públicos como calçadas e ruas não resultou numa maior proficiência motora, o que ocorre em espaços construídos com equipamentos como as ATI, praças/parquinhos, centros esportivos/quadras de esportes e clubes/escolinhas esportivas.
id RCAP_36139ab7a21d76d1cb85308d8dc4dad9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhançaAssociação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhançaOriginal ArticleEste estudo teve como objetivo verificar a associação entre a proficiência motora e o ambiente da vizinhança de 397 crianças de seis a dez anos de idade. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky - BOT-2. O ambiente da vizinhança foi avaliado por um questionário elaborado pelos pesquisadores e o nível socioeconômico das famílias foi avaliado pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB-ABEP). Para comparação entre grupos foi utilizado o Teste Kruskall-Wallis e o Teste U Mann-Whitney e para associação foi utilizado o Teste de Qui-quadrado. Os resultados demonstraram que 68,3% das crianças estão na média para a idade no desenvolvimento motor global. A classe social com nível socioeconômico maior mostrou melhor coordenação motora fina, controle corporal, força e agilidade e o desenvolvimento motor global. Foi encontrada associação entre utilizar Academia da terceira idade e o desenvolvimento motor global, a praça/parquinho com a coordenação corporal e desenvolvimento motor global, e clubes/escolinhas particulares com coordenação motora fina, força e agilidade e desenvolvimento motor global. Conclui-se que o ambiente da vizinhança em que a criança reside não influenciou o desempenho na proficiência motora, mas o nível socioeconômico sim, tanto que pertencer a classe socioeconômica mais baixa desfavoreceu o desempenho motor global das crianças. Frequentar espaços abertos e públicos como calçadas e ruas não resultou numa maior proficiência motora, o que ocorre em espaços construídos com equipamentos como as ATI, praças/parquinhos, centros esportivos/quadras de esportes e clubes/escolinhas esportivas.This study aims to evaluate motor proficiency in the neighbourhood environment in children aged six to ten. The sample was constituted of 397 children. The Motor Proficiency Test from Bruininks-Oseretsky-BOT-2 was used to evaluate motor performance. In the neighbourhood environment, it was used a questionnaire elaborated by the researchers. The Criteria of Economic Classification Brazil (CCEB-ABEP) was used to classify the socioeconomic level. In the group comparisons, the Kruskall-Wallis and Mann-Whitney U tests were used, and the Chi-square test was used for the association. The results demonstrated that 68,3% of the children are inside the average for their age in global motor development. When comparing motor proficiency with the socioeconomic classes, a significant statistical difference was found between fine motor coordination, body control, strength and agility and global motor coordination. A relation was found between using ATI and global motor coordination, Square/Playground with body control and global motor coordination, and clubs/private schools with CMA, FO-AGI and DMG. It was concluded that the neighbourhood environment of the area where the child lived in the city of Maringá is not associated with motor proficiency. On the other hand, the socioeconomic level is so much associated with motor proficiency that belonging to the lower socioeconomic class disfavoured the performance of the evaluated children. In relation to the characteristics of the neighbourhood, frequenting opened and public spaces such as sidewalks and streets did not result in higher motor proficiency, but spaces with equipment, such as the ATI, square/playgrounds, sports centres/sports courts and clubs/private schools.Edições Sílabas Didáticas2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.24575por2182-29721646-107XCheuczuk, FrancielleFerreira da Rocha, FrancielleNorraila da Silva , PâmelaLopes Vieira , José LuizFerreira, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T13:45:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:29.484644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
title Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
spellingShingle Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
Cheuczuk, Francielle
Original Article
title_short Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
title_full Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
title_fullStr Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
title_full_unstemmed Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
title_sort Associação entre a proficiência motora de escolares e as oportunidades de movimento oferecidas na sua vizinhança
author Cheuczuk, Francielle
author_facet Cheuczuk, Francielle
Ferreira da Rocha, Francielle
Norraila da Silva , Pâmela
Lopes Vieira , José Luiz
Ferreira, Luciana
author_role author
author2 Ferreira da Rocha, Francielle
Norraila da Silva , Pâmela
Lopes Vieira , José Luiz
Ferreira, Luciana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cheuczuk, Francielle
Ferreira da Rocha, Francielle
Norraila da Silva , Pâmela
Lopes Vieira , José Luiz
Ferreira, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre a proficiência motora e o ambiente da vizinhança de 397 crianças de seis a dez anos de idade. Para avaliar o desempenho motor foi utilizado o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky - BOT-2. O ambiente da vizinhança foi avaliado por um questionário elaborado pelos pesquisadores e o nível socioeconômico das famílias foi avaliado pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB-ABEP). Para comparação entre grupos foi utilizado o Teste Kruskall-Wallis e o Teste U Mann-Whitney e para associação foi utilizado o Teste de Qui-quadrado. Os resultados demonstraram que 68,3% das crianças estão na média para a idade no desenvolvimento motor global. A classe social com nível socioeconômico maior mostrou melhor coordenação motora fina, controle corporal, força e agilidade e o desenvolvimento motor global. Foi encontrada associação entre utilizar Academia da terceira idade e o desenvolvimento motor global, a praça/parquinho com a coordenação corporal e desenvolvimento motor global, e clubes/escolinhas particulares com coordenação motora fina, força e agilidade e desenvolvimento motor global. Conclui-se que o ambiente da vizinhança em que a criança reside não influenciou o desempenho na proficiência motora, mas o nível socioeconômico sim, tanto que pertencer a classe socioeconômica mais baixa desfavoreceu o desempenho motor global das crianças. Frequentar espaços abertos e públicos como calçadas e ruas não resultou numa maior proficiência motora, o que ocorre em espaços construídos com equipamentos como as ATI, praças/parquinhos, centros esportivos/quadras de esportes e clubes/escolinhas esportivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.24575
url https://doi.org/10.6063/motricidade.24575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133542595166208