A influência das redes sociais na comunicação política dos partidos de direita radical: o caso do Chega
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21028 |
Resumo: | Com o aumento do número de partidos de cariz autoritário e populista um pouco por toda a Europa, tornou-se importante analisar como estes usam a web 2.0 e as redes sociais para alcançar e influenciar mais seguidores. Conhecidas como um palco de partilha de informação pouco fidedigna e criada pelos próprios utilizadores, as redes sociais online apresentam características bastante díspares entre elas. O partido Chega, sendo um partido de direita radical que apresenta um discurso de cariz populista é um bom objeto de análise da comunicação política que se encontra presente nas redes sociais. Na presente dissertação foi realizada uma análise descritiva de três redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter) que o partido usa para comunicar com os seus seguidores. Foi demonstrada a importância destas redes para a comunicação do partido. Com o Facebook foi possível compreender como o Chega usa esta rede de forma massiva com o intuito de aumentar o número de seguidores. No Youtube verificou-se que o foco é a imagem do líder e a criação de um culto de personalidade. Por fim, a comunicação do partido através do Twitter é muito inferior demonstrando um investimento reduzido nesta rede. |
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A influência das redes sociais na comunicação política dos partidos de direita radical: o caso do ChegaChegaComunicação políticaRedes sociais onlinePopulismoDireita radicalPolitical communicationSocial networksPopulismRadical rightCom o aumento do número de partidos de cariz autoritário e populista um pouco por toda a Europa, tornou-se importante analisar como estes usam a web 2.0 e as redes sociais para alcançar e influenciar mais seguidores. Conhecidas como um palco de partilha de informação pouco fidedigna e criada pelos próprios utilizadores, as redes sociais online apresentam características bastante díspares entre elas. O partido Chega, sendo um partido de direita radical que apresenta um discurso de cariz populista é um bom objeto de análise da comunicação política que se encontra presente nas redes sociais. Na presente dissertação foi realizada uma análise descritiva de três redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter) que o partido usa para comunicar com os seus seguidores. Foi demonstrada a importância destas redes para a comunicação do partido. Com o Facebook foi possível compreender como o Chega usa esta rede de forma massiva com o intuito de aumentar o número de seguidores. No Youtube verificou-se que o foco é a imagem do líder e a criação de um culto de personalidade. Por fim, a comunicação do partido através do Twitter é muito inferior demonstrando um investimento reduzido nesta rede.With the increase in the number of authoritarian and populist parties all over Europe, it became important to analyze how they use web 2.0 and social networks to reach and influence more followers. Known as an unreliable information sharing stage and created by the users themselves, online social networks have very different characteristics between them. The Chega party, being a radical right-wing party that presents a populist discourse, is a good object of analysis of the political communication that is present in social networks. In this dissertation, a descriptive analysis of three social networks (Facebook, Youtube and Twitter) was carried out. The importance of these networks for party communication were demonstrated. With Facebook it was possible to understand how Chega uses this network in a massive way in order to increase the number of followers. On Youtube it was found that the focus is on the image of the leader and the creation of a cult of personality. Finally, the party's communication through Twitter is much lower, demonstrating a reduced investment in this network.2020-12-22T14:58:06Z2020-11-19T00:00:00Z2020-11-192020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21028TID:202555542porAmaral, André Coelhoso dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:54.709518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o aumento do número de partidos de cariz autoritário e populista um pouco por toda a Europa, tornou-se importante analisar como estes usam a web 2.0 e as redes sociais para alcançar e influenciar mais seguidores. Conhecidas como um palco de partilha de informação pouco fidedigna e criada pelos próprios utilizadores, as redes sociais online apresentam características bastante díspares entre elas. O partido Chega, sendo um partido de direita radical que apresenta um discurso de cariz populista é um bom objeto de análise da comunicação política que se encontra presente nas redes sociais. Na presente dissertação foi realizada uma análise descritiva de três redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter) que o partido usa para comunicar com os seus seguidores. Foi demonstrada a importância destas redes para a comunicação do partido. Com o Facebook foi possível compreender como o Chega usa esta rede de forma massiva com o intuito de aumentar o número de seguidores. No Youtube verificou-se que o foco é a imagem do líder e a criação de um culto de personalidade. Por fim, a comunicação do partido através do Twitter é muito inferior demonstrando um investimento reduzido nesta rede. |
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