As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Altamiro Barbosa
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2726
Resumo: O artigo aborda o desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação (NTI) e o seu papel na Educação do ano 2000, desde o Caderno Electrónico a Estação de Ensino (Learning Station), dos novos conceitos de armazenamento e manipulação de informação (Hipertexto, Vídeo Interactivo) a Inteligência Artificial, e do Correio Electrónico a Videoconferência e a Educação por Satélite. Assume a mudança tecnológica como motor da mudança dos cenários educativos através da aculturação dos estudantes e professores às NTI para um Ensino do ano 2000.
id RCAP_3630e6c9e942d52cd1cc707bb7cc99fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveisO artigo aborda o desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação (NTI) e o seu papel na Educação do ano 2000, desde o Caderno Electrónico a Estação de Ensino (Learning Station), dos novos conceitos de armazenamento e manipulação de informação (Hipertexto, Vídeo Interactivo) a Inteligência Artificial, e do Correio Electrónico a Videoconferência e a Educação por Satélite. Assume a mudança tecnológica como motor da mudança dos cenários educativos através da aculturação dos estudantes e professores às NTI para um Ensino do ano 2000.ABSTRACT: The article is an approach to the development of New Technologies of Information (NTI) add its role in Education in the year 2000, from the Electronic Exercise-Book to the Learning Station, from the new concepts of storing and information manipulation to Artificial Intelligence and from the Electronic Mail to the Videoconference and Sattelite Education. It assumes the technologicai change as the agent of change of the educative scenaries through the aculturation of the students and teachers to NTI towards Year 2000 Teaching.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMachado, Altamiro Barbosa2014-03-22T12:12:26Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2726porAnálise Psicológica, 8, 7-110870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:38Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:40.808482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
title As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
spellingShingle As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
Machado, Altamiro Barbosa
title_short As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
title_full As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
title_fullStr As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
title_full_unstemmed As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
title_sort As novas tecnologias da informação no ensino no ano 2000: Alguns cenários possíveis
author Machado, Altamiro Barbosa
author_facet Machado, Altamiro Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Altamiro Barbosa
description O artigo aborda o desenvolvimento das Novas Tecnologias da Informação (NTI) e o seu papel na Educação do ano 2000, desde o Caderno Electrónico a Estação de Ensino (Learning Station), dos novos conceitos de armazenamento e manipulação de informação (Hipertexto, Vídeo Interactivo) a Inteligência Artificial, e do Correio Electrónico a Videoconferência e a Educação por Satélite. Assume a mudança tecnológica como motor da mudança dos cenários educativos através da aculturação dos estudantes e professores às NTI para um Ensino do ano 2000.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990-01-01T00:00:00Z
2014-03-22T12:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2726
url http://hdl.handle.net/10400.12/2726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 8, 7-11
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130067711819776