Parto eutócico versus cesariana eletiva e o impacto no desenvolvimento de competências da criança
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000100011 |
Resumo: | Enquadramento: A cesariana é associada a diferente desenvolvimento de competências na criança. Deste modo, o tipo de parto pode influenciar a saúde da criança. Objetivos: Verificar se existem diferenças significativas entre os nascidos de parto eutócico e os nascidos de cesariana eletiva no desenvolvimento de competências aos 2 anos. Metodologia: Estudo do tipo observacional e transversal. Amostra constituída por 400 díades. Utilizada a metodologia quantitativa, através da análise multivariada com o Generalized Linear Models no IBM SPSS Statistics, version 18.0. Resultados: Os nascidos de cesariana apresentam menor índice de competências locomotoras mas entre os parâmetros normais para a idade. Apresentam um menor índice de competências manipulativas, visuais, de fala e linguagem e de autonomia pessoal comparativamente aos de parto eutócico. Nos índices de competências cognitivas, de audição e linguagem e de interação social não existem diferenças entre os grupos. Conclusão: Verificam-se diferenças significativas entre o desenvolvimento de algumas competências aos 2 anos de idade entre os nascidos de cesariana eletiva e os nascidos de parto eutócico. |
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Enquadramento: A cesariana é associada a diferente desenvolvimento de competências na criança. Deste modo, o tipo de parto pode influenciar a saúde da criança. Objetivos: Verificar se existem diferenças significativas entre os nascidos de parto eutócico e os nascidos de cesariana eletiva no desenvolvimento de competências aos 2 anos. Metodologia: Estudo do tipo observacional e transversal. Amostra constituída por 400 díades. Utilizada a metodologia quantitativa, através da análise multivariada com o Generalized Linear Models no IBM SPSS Statistics, version 18.0. Resultados: Os nascidos de cesariana apresentam menor índice de competências locomotoras mas entre os parâmetros normais para a idade. Apresentam um menor índice de competências manipulativas, visuais, de fala e linguagem e de autonomia pessoal comparativamente aos de parto eutócico. Nos índices de competências cognitivas, de audição e linguagem e de interação social não existem diferenças entre os grupos. Conclusão: Verificam-se diferenças significativas entre o desenvolvimento de algumas competências aos 2 anos de idade entre os nascidos de cesariana eletiva e os nascidos de parto eutócico. |
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