A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Martins da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33806
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_3639849006f2184e24703f529a21732c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de casoComunicação estratégicaImprensa regional e localMarcaMeios onlineMeios offlineCommunicationStrategic communicationLocal pressBrandOnline meansOffline means659.4659.3(469.112)070.2(469.112)Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente trabalho de investigação, inserido no âmbito da unidade curricular de estágio, do 2.º Ciclo de Ciências da Comunicação, especialização em Publicidade e Relações Públicas, procura desenvolver um estudo acerca das práticas de comunicação estratégica na imprensa regional e local, refletindo, particularmente, se a aplicação de um plano de comunicação estratégico de comunicação pode ou não ser importante para a promoção ou divulgação de um media local e regional. Partimos do princípio que, na atualidade, é perentório que as marcas e as organizações se comuniquem estrategicamente e que estejam atentas às novas tendências de mercado, procuraremos mostrar que a imprensa local e regional não é exceção, sendo esta um objeto de estudo aliciante. Sob o escrutínio do estudo de caso, enquadraremos assim esta questão a aprofundar no âmbito de um estágio realizado no jornal O Povo, onde, a partir de uma auditoria de comunicação às práticas de comunicação estratégica exercidas no jornal, procuraremos provar a importância das mesmas. Começaremos por estudar os media locais e regionais, a sua definição e o seu contexto, seguindo para a análise ao âmbito de estudo de comunicação estratégica aplicada a este universo, a par da investigação de conceitos inerentes a esta. Objetivou-se assim, (1) compreender os eventuais benefícios da comunicação de marca para um media local e regional; (2) analisar a relevância da implementação de um plano de comunicação estratégico num media local; e (3) procurar entender o nível de eficácia de uma estratégia de comunicação de marca num media local.This research, conducted under the Master in Communication Sciences, in the area of Advertising and Public Relations, seeks to develop a study about communication strategies applied to local press, reflecting particularly if, the implementation of a communication plan based on strategic communication, may or may not be important in promoting and divulging local press. Assuming that, in actuality, brands and organizations have to communicate strategically and be alert to the trends of the market, local press appears here as no exception to that. Under the scrutiny of the case study, we frame this issue in the context of the newspaper O Povo, where we try to uncover the performance of various communication practices, as well as prove their importance. We begin by studying the local media, its definition and its context , followed by an analysis of strategic communication applied to this universe, along with the investigation of concepts related to this type of communication. The objective for this thesis is ( 1 ) to understand the potential benefits of strategic communications for the local press ; ( 2 ) analyze the relevance of implementing a strategic communications plan in local media ; and ( 3 ) seek to understand the level of effectiveness of a communication strategy on a local newspaper .Pires, HelenaUniversidade do MinhoSilva, Ana Isabel Martins da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33806por201225913info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
title A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
spellingShingle A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
Silva, Ana Isabel Martins da
Comunicação estratégica
Imprensa regional e local
Marca
Meios online
Meios offline
Communication
Strategic communication
Local press
Brand
Online means
Offline means
659.4
659.3(469.112)
070.2(469.112)
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
title_full A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
title_fullStr A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
title_sort A importância de práticas de comunicação estratégica na imprensa local e regional: o povo, um estudo de caso
author Silva, Ana Isabel Martins da
author_facet Silva, Ana Isabel Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Imprensa regional e local
Marca
Meios online
Meios offline
Communication
Strategic communication
Local press
Brand
Online means
Offline means
659.4
659.3(469.112)
070.2(469.112)
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação estratégica
Imprensa regional e local
Marca
Meios online
Meios offline
Communication
Strategic communication
Local press
Brand
Online means
Offline means
659.4
659.3(469.112)
070.2(469.112)
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33806
url http://hdl.handle.net/1822/33806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201225913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303676425076736