Importância das tecnologias de informação na procura de um destino turístico: o caso de uma smart city portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20467 |
Resumo: | Dada a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esta investigação objetivou analisar a experiência de utilização das TIC ligadas ao turismo numa smart city portuguesa. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e analítico baseado numa amostra não probabilística acidental constituída por 105 turistas que se deslocaram a Bragança em junho de 2019. Um questionário estruturado em três seções e disponibilizado em quatro línguas foi utilizado para recolher os dados, posteriormente, analisados com o software IBM SPSS Statistics. A distribuição da amostra por género era equitativa. A maioria dos turistas era portuguesa, espanhola e francesa com habilitações literárias de nível superior e rendimento mensal até 3000 euros, viajava sozinha, em férias ou para visitar amigos e familiares. O hotel foi o local onde as TIC mais foram utilizadas com destaque para aplicações e/ou informações relacionadas com o acesso Wi-Fi; apoio turístico; alojamento, restauração e similares; agenda cultural; agências de viagens; e, tradutores de línguas. TIC relacionadas com previsão do estado do tempo, aluguer de automóveis e webcams revelaram ser, especialmente, importantes para as mulheres. |
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Importância das tecnologias de informação na procura de um destino turístico: o caso de uma smart city portuguesaImportance of information technologies in the demand for a tourist destination: the case of a portuguese mmart cityTecnologias de Informação e ComunicaçãoTurismoSmart cityPortugalDada a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esta investigação objetivou analisar a experiência de utilização das TIC ligadas ao turismo numa smart city portuguesa. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e analítico baseado numa amostra não probabilística acidental constituída por 105 turistas que se deslocaram a Bragança em junho de 2019. Um questionário estruturado em três seções e disponibilizado em quatro línguas foi utilizado para recolher os dados, posteriormente, analisados com o software IBM SPSS Statistics. A distribuição da amostra por género era equitativa. A maioria dos turistas era portuguesa, espanhola e francesa com habilitações literárias de nível superior e rendimento mensal até 3000 euros, viajava sozinha, em férias ou para visitar amigos e familiares. O hotel foi o local onde as TIC mais foram utilizadas com destaque para aplicações e/ou informações relacionadas com o acesso Wi-Fi; apoio turístico; alojamento, restauração e similares; agenda cultural; agências de viagens; e, tradutores de línguas. TIC relacionadas com previsão do estado do tempo, aluguer de automóveis e webcams revelaram ser, especialmente, importantes para as mulheres.Given the importance of Information and Communication Technologies (ICT), this research aimed to analyze the experience of using ICT for tourism in a Portuguese smart city. Therefore, a quantitative, cross-sectional and analytical study was developed based on a non-probabilistic accidental sample composed of 105 tourists who traveled to Bragança in June 2019. A questionnaire structured in three sections and made available in four languages was used to collect the data, subsequently, analyzed with the IBM SPSS Statistics software. The sample distribution by gender was equitable. The majority of tourists were Portuguese, Spanish and French with higher education qualifications and monthly income up to 3000 euros. They traveled alone on vacation or to visit friends and relatives. The hotel was the place where most of the ICT was used, especially, applications and/or information related to Wi-Fi access; tourism support; accommodation, restaurants and similar; cultural agenda; travel agencies; and, language translators. ICT related to weather forecast, car rental and webcams proved to be especially important for women.Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal) e ao FEDER, no âmbito do programa PT2020, pelo apoio financeiro do CIMO UID/AGR/00690/2019); CETRAD, UI & D financiado por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do projeto UID/SOC/04011/2019; e, Centro ALGORITMI no âmbito do projeto UID/CEC/00319/2019.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria IsabelFernandes, AntónioLopes, Isabel Maria2020-01-27T10:56:04Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20467porRibeiro, M., Fernandes, A. & Lopes, I. (2019). Importância das tecnologias de informação na procura de um destino turístico: o caso de uma Smart City portuguesa. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. E24, p. 349-3621646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:44.414039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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