Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saúde, Sandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zarcos, Ana Paula, Raposo, Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4953
Resumo: A escola como espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos tem perdido relevância numa sociedade onde impera a visão de que a formação deve adaptar-se ao mercado de trabalho. A falta de espaço para a construção pessoal projeta-se cada vez mais no “novo aluno” que chega ao ensino superior. É crescente o número de alunos que partilha desmotivação, desorientação e apresenta dúvidas como: para que serve o que estou a aprender? para onde quero mesmo ir? que utilidade tem tudo isto na sociedade em que estou, no tempo atual? São diversos os bloqueios que influenciam/dificultam o envolvimento socio-emocional do aluno de hoje no processo de aprendizagem. De que forma pode o professor/o mediador da aprendizagem ajudar a resolver esses bloqueios e com isso contribuir para um percurso de aprendizagem mais significativo foi a questão de partida do trabalho desenvolvido com 2 turmas a frequentar 2 cursos técnicos superiores profissionais numa Instituição de Ensino Superior localizada no Alentejo. Foi realizada uma experiência piloto com 2 turmas, selecionadas intencionalmente, que partilhavam os mesmos sinais de desmotivação, desinteresse e falta do envolvimento no percurso de formação. O trabalho consistiu na realização de um workshop sob o lema: “descobrir as emoções para potenciar as aptidões” com os seguintes objetivos: i) aprofundar a capacidade de introspeção e de autoconhecimento; ii) desenvolver habilidades socio-emocionais e iii) identificar aspetos facilitadores e bloqueadores do processo de aprendizagem na ótica do estudante. Através de diferentes dinâmicas de grupo, vinte alunos foram levados a refletir sobre: a) os seus objetivos de vida; b) a forma como vivenciam a sua realidade atual de aluno; c) os aspetos socio-emocionais que bloqueiam ou facilitam a sua relação com a aprendizagem. Da experiência piloto resultaram evidências que sublinham o quanto é fundamental que haja espaço e capacidade em contexto formativo para trabalhar as emoções individuais e de grupo.
id RCAP_36632246baa479ea00de8972409a000e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superiorDesenvolvimento sócio-emocionalAprendizagemAutoconhecimentoA escola como espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos tem perdido relevância numa sociedade onde impera a visão de que a formação deve adaptar-se ao mercado de trabalho. A falta de espaço para a construção pessoal projeta-se cada vez mais no “novo aluno” que chega ao ensino superior. É crescente o número de alunos que partilha desmotivação, desorientação e apresenta dúvidas como: para que serve o que estou a aprender? para onde quero mesmo ir? que utilidade tem tudo isto na sociedade em que estou, no tempo atual? São diversos os bloqueios que influenciam/dificultam o envolvimento socio-emocional do aluno de hoje no processo de aprendizagem. De que forma pode o professor/o mediador da aprendizagem ajudar a resolver esses bloqueios e com isso contribuir para um percurso de aprendizagem mais significativo foi a questão de partida do trabalho desenvolvido com 2 turmas a frequentar 2 cursos técnicos superiores profissionais numa Instituição de Ensino Superior localizada no Alentejo. Foi realizada uma experiência piloto com 2 turmas, selecionadas intencionalmente, que partilhavam os mesmos sinais de desmotivação, desinteresse e falta do envolvimento no percurso de formação. O trabalho consistiu na realização de um workshop sob o lema: “descobrir as emoções para potenciar as aptidões” com os seguintes objetivos: i) aprofundar a capacidade de introspeção e de autoconhecimento; ii) desenvolver habilidades socio-emocionais e iii) identificar aspetos facilitadores e bloqueadores do processo de aprendizagem na ótica do estudante. Através de diferentes dinâmicas de grupo, vinte alunos foram levados a refletir sobre: a) os seus objetivos de vida; b) a forma como vivenciam a sua realidade atual de aluno; c) os aspetos socio-emocionais que bloqueiam ou facilitam a sua relação com a aprendizagem. Da experiência piloto resultaram evidências que sublinham o quanto é fundamental que haja espaço e capacidade em contexto formativo para trabalhar as emoções individuais e de grupo.School as a space for critical thinking and reflexion has been losing its relevance in a society where the view is that training must adapt to the labor market. The lack of space for personal construction is projected more and more into the "new student" that reaches higher education. A growing number of students shares lack of motivation, direction and focus in what concerns purpose, and pose questions such as: what is the use of what I am learning? Where do I really want to go? How useful is all of this in this society in the present time?. There are several socio-emotional blockages that affect today’s learner. How can the trainer/mediator of learning help release these blockages? This was the starting question for the work developed with two classes attending two different professional technical courses at a Higher Education Institution located in Alentejo, Portugal. These two classes were selected for this pilot project, since both showed signs of the same lack of motivation, interest and personal involvement in their learning path. This pilot project consisted in the organization of a workshop under the motto: “discovering emotions to enhance aptitudes”. The objectives were: i) to improve the capacity for introspection and self-awareness; ii) to develop socio-emotional skills; iii) to identify aspects that facilitate or block the learning process, from the student’s perspective. Resorting to different group dynamics strategies, the workshop encouraged 20 students to reflect on: a) their life goals; b) the way they experience their current student reality; c) the socio-emotional factors that facilitate or block their attitude to learning. The evidences collected during this pilot project draw attention to how essential it is to create opportunities to work on the individual and group emotions within the learning context.Instituto Politécnico de Bragança2019-10-23T13:20:58Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4953por978-972-745-259-0Saúde, SandraZarcos, Ana PaulaRaposo, Albertinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:47:28Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:15.768873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
title Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
spellingShingle Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
Saúde, Sandra
Desenvolvimento sócio-emocional
Aprendizagem
Autoconhecimento
title_short Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
title_full Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
title_fullStr Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
title_full_unstemmed Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
title_sort Descobrir as emoções para potenciar as aptidões: uma aplicação no ensino superior
author Saúde, Sandra
author_facet Saúde, Sandra
Zarcos, Ana Paula
Raposo, Albertina
author_role author
author2 Zarcos, Ana Paula
Raposo, Albertina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saúde, Sandra
Zarcos, Ana Paula
Raposo, Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sócio-emocional
Aprendizagem
Autoconhecimento
topic Desenvolvimento sócio-emocional
Aprendizagem
Autoconhecimento
description A escola como espaço de formação de indivíduos críticos e reflexivos tem perdido relevância numa sociedade onde impera a visão de que a formação deve adaptar-se ao mercado de trabalho. A falta de espaço para a construção pessoal projeta-se cada vez mais no “novo aluno” que chega ao ensino superior. É crescente o número de alunos que partilha desmotivação, desorientação e apresenta dúvidas como: para que serve o que estou a aprender? para onde quero mesmo ir? que utilidade tem tudo isto na sociedade em que estou, no tempo atual? São diversos os bloqueios que influenciam/dificultam o envolvimento socio-emocional do aluno de hoje no processo de aprendizagem. De que forma pode o professor/o mediador da aprendizagem ajudar a resolver esses bloqueios e com isso contribuir para um percurso de aprendizagem mais significativo foi a questão de partida do trabalho desenvolvido com 2 turmas a frequentar 2 cursos técnicos superiores profissionais numa Instituição de Ensino Superior localizada no Alentejo. Foi realizada uma experiência piloto com 2 turmas, selecionadas intencionalmente, que partilhavam os mesmos sinais de desmotivação, desinteresse e falta do envolvimento no percurso de formação. O trabalho consistiu na realização de um workshop sob o lema: “descobrir as emoções para potenciar as aptidões” com os seguintes objetivos: i) aprofundar a capacidade de introspeção e de autoconhecimento; ii) desenvolver habilidades socio-emocionais e iii) identificar aspetos facilitadores e bloqueadores do processo de aprendizagem na ótica do estudante. Através de diferentes dinâmicas de grupo, vinte alunos foram levados a refletir sobre: a) os seus objetivos de vida; b) a forma como vivenciam a sua realidade atual de aluno; c) os aspetos socio-emocionais que bloqueiam ou facilitam a sua relação com a aprendizagem. Da experiência piloto resultaram evidências que sublinham o quanto é fundamental que haja espaço e capacidade em contexto formativo para trabalhar as emoções individuais e de grupo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23T13:20:58Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4953
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-745-259-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129865526444032