Papel dos avós no acompanhamento das crianças da 1ª infância: contributo metodológico para a programação de equipamentos sociais creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Graça Maria Ramalheiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7149
Resumo: Hoje em dia cada é vez mais uma preocupação dos pais, saber onde irão deixar os seus filhos logo que termine a licença parental. Com o objectivo de perceber como as famílias se estruturam, o tema do trabalho, incide sobre o apoio à primeira infância. Deste modo, pretendeu-se saber quais as principais respostas de que as famílias dispõem. Os principais resultados revelaram que, consoante as suas necessidades e disponibilidades, as famílias tanto se estruturam pela via familiar, como pela institucional. Contudo, a maioria recorre aos cuidados informais através do apoio familiar, nomeadamente dos avós, mostrando claramente a importância e o peso dos avós para esta faixa etária que se situa entre os zero e os três anos, uma vez que as opções são transversais à situação económica dos agregados familiares, Isto é, tanto procuram o apoio dos avós, os que têm parcos rendimentos como aqueles que detêm uma situação financeira mais confortável. No entanto nota-se que os que recorrem aos cuidados formais só o fazem pela impossibilidade dos avós. Neste sentido, face ao peso que os cuidados informais tiveram nas escolhas das inquiridas, os resultados mostram que é pertinente ter em conta o papel dos avós num exercício de planeamento de equipamentos educativos, uma vez que o apoio pela via informal dá resposta a mais de metade das necessidades.
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