Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cátia Rafaela Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1463
Resumo: O presente documento surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e pretende demonstrar a construção da profissionalização desenvolvida ao longo de dois estágios, evidenciando as intervenções realizadas nestas valências e a reflexão comparativa sobre as diferenças e semelhanças das mesmas. Estas comparações têm, por sua vez, a intenção de dar relevância ao perfil de professor generalista. Estão patentes as fundamentações teóricas que suportam as intervenções em ambos os contextos, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor apropriação de todos os desafios vivenciados. Estas intervenções estiveram focadas numa pedagogia centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação diferenciada. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta a esta diferenciação pedagógica e a explicação de casos bastante específicos de necessidades educativas especiais e de integração de alunos de nacionalidades distintas. Foram aplicadas estratégias que caraterizassem estes casos como sendo um enriquecimento curricular de todos os envolventes. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido ao perfil de professor generalista e aos desafios encontrados.This work was developed in the context of a Master Thesis in Basic Education of the first and second cycles. The main objective of this work was to highlight the acquired pedagogical skills along two training experiences, focusing on the interventions at each reality and on the comparative analysis between both situations. This analysis stresses the value of a teacher with general qualifications. In this work are highlighted the theoritical fundaments that support the interventions in both contexts, as well as the tools which allowed a better adaptation to each situation. These interventions were focused on an education centered in the students’ interests and motivation. For that purpose, a specific action was applied to each case. Throughout the report, a few strategies are mentioned, together with the explanation of cases highly specific of special education needs associated to the integration of students of different nacionalities. The modulation of the educational methodologies to these specific cases were of great value to the curricular enrichment of all involved elements. Finally, this report allows us to understand the impact of an educator with generalist profile on his challenging job of educating all successfully.
id RCAP_36743a1daadeff269c16ddce9d3de707
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagemProfessor generalistaO presente documento surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e pretende demonstrar a construção da profissionalização desenvolvida ao longo de dois estágios, evidenciando as intervenções realizadas nestas valências e a reflexão comparativa sobre as diferenças e semelhanças das mesmas. Estas comparações têm, por sua vez, a intenção de dar relevância ao perfil de professor generalista. Estão patentes as fundamentações teóricas que suportam as intervenções em ambos os contextos, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor apropriação de todos os desafios vivenciados. Estas intervenções estiveram focadas numa pedagogia centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação diferenciada. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta a esta diferenciação pedagógica e a explicação de casos bastante específicos de necessidades educativas especiais e de integração de alunos de nacionalidades distintas. Foram aplicadas estratégias que caraterizassem estes casos como sendo um enriquecimento curricular de todos os envolventes. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido ao perfil de professor generalista e aos desafios encontrados.This work was developed in the context of a Master Thesis in Basic Education of the first and second cycles. The main objective of this work was to highlight the acquired pedagogical skills along two training experiences, focusing on the interventions at each reality and on the comparative analysis between both situations. This analysis stresses the value of a teacher with general qualifications. In this work are highlighted the theoritical fundaments that support the interventions in both contexts, as well as the tools which allowed a better adaptation to each situation. These interventions were focused on an education centered in the students’ interests and motivation. For that purpose, a specific action was applied to each case. Throughout the report, a few strategies are mentioned, together with the explanation of cases highly specific of special education needs associated to the integration of students of different nacionalities. The modulation of the educational methodologies to these specific cases were of great value to the curricular enrichment of all involved elements. Finally, this report allows us to understand the impact of an educator with generalist profile on his challenging job of educating all successfully.2014-07-12T09:14:53Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1463TID:201465590porCarvalho, Cátia Rafaela Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.671270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
title Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
spellingShingle Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
Carvalho, Cátia Rafaela Teixeira
Professor generalista
title_short Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
title_full Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
title_fullStr Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
title_full_unstemmed Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
title_sort Uma Escola para Todos: a importância da diferenciação pedagógica no processo de ensino- aprendizagem
author Carvalho, Cátia Rafaela Teixeira
author_facet Carvalho, Cátia Rafaela Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cátia Rafaela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor generalista
topic Professor generalista
description O presente documento surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e pretende demonstrar a construção da profissionalização desenvolvida ao longo de dois estágios, evidenciando as intervenções realizadas nestas valências e a reflexão comparativa sobre as diferenças e semelhanças das mesmas. Estas comparações têm, por sua vez, a intenção de dar relevância ao perfil de professor generalista. Estão patentes as fundamentações teóricas que suportam as intervenções em ambos os contextos, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor apropriação de todos os desafios vivenciados. Estas intervenções estiveram focadas numa pedagogia centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação diferenciada. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta a esta diferenciação pedagógica e a explicação de casos bastante específicos de necessidades educativas especiais e de integração de alunos de nacionalidades distintas. Foram aplicadas estratégias que caraterizassem estes casos como sendo um enriquecimento curricular de todos os envolventes. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido ao perfil de professor generalista e aos desafios encontrados.This work was developed in the context of a Master Thesis in Basic Education of the first and second cycles. The main objective of this work was to highlight the acquired pedagogical skills along two training experiences, focusing on the interventions at each reality and on the comparative analysis between both situations. This analysis stresses the value of a teacher with general qualifications. In this work are highlighted the theoritical fundaments that support the interventions in both contexts, as well as the tools which allowed a better adaptation to each situation. These interventions were focused on an education centered in the students’ interests and motivation. For that purpose, a specific action was applied to each case. Throughout the report, a few strategies are mentioned, together with the explanation of cases highly specific of special education needs associated to the integration of students of different nacionalities. The modulation of the educational methodologies to these specific cases were of great value to the curricular enrichment of all involved elements. Finally, this report allows us to understand the impact of an educator with generalist profile on his challenging job of educating all successfully.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-12T09:14:53Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1463
TID:201465590
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1463
identifier_str_mv TID:201465590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623067746304