Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6003 |
Resumo: | O Grande panorama de Lisboa, obra maior da azulejaria nacional e hoje à guarda do Museu Nacional do Azulejo, pertenceu outrora a um palácio situado na freguesia de Santiago, propriedade da família Ferreira de Macedo no final do século xvii. A investigação apresentada procura esclarecer alguns aspectos relacionados com a execução do grandioso painel e com o perfil sócio-cultural do encomendador. À luz de novos elementos documentais, o artigo discute ainda a questão da autoria do painel, dada há muito ao pintor barroco Gabriel del Barco. |
id |
RCAP_36765c14f732358db5e421a00d7906c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoriaAzulejosIconografiaEstudos olisiponensesBarrocoGabriel del BarcoPalácio Ferreira de MacedoLisboaTilesBaroquePalace of Ferreira de MacedoLisbon iconographyO Grande panorama de Lisboa, obra maior da azulejaria nacional e hoje à guarda do Museu Nacional do Azulejo, pertenceu outrora a um palácio situado na freguesia de Santiago, propriedade da família Ferreira de Macedo no final do século xvii. A investigação apresentada procura esclarecer alguns aspectos relacionados com a execução do grandioso painel e com o perfil sócio-cultural do encomendador. À luz de novos elementos documentais, o artigo discute ainda a questão da autoria do painel, dada há muito ao pintor barroco Gabriel del Barco.The Great panorama of Lisbon, one of the utmost Portuguese masterpieces in tiles, today in the custody of the National Tile Museum, once belonged to a palace located in the parish of St. Tiago and owned by Ferreira de Macedo family in the late seventeenth century. This article quests to clarify some aspects related not only to the production and painting of the panel, but also to the social cultural profile of the commissioner. In light of new documentary evidence, the article also discusses the question of authorship of the panel, due to Baroque painter Gabriel del BarcoInstituto de História da Arte - FCSH/NOVARepositório AbertoFlor, PedroCoutinho, Maria João PereiraFerreira, SílviaFlor, Susana Varela2017-01-27T17:56:16Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:23:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:41.588742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
title |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
spellingShingle |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria Flor, Pedro Azulejos Iconografia Estudos olisiponenses Barroco Gabriel del Barco Palácio Ferreira de Macedo Lisboa Tiles Baroque Palace of Ferreira de Macedo Lisbon iconography |
title_short |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
title_full |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
title_fullStr |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
title_full_unstemmed |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
title_sort |
Grande panorama de Lisboa em azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria |
author |
Flor, Pedro |
author_facet |
Flor, Pedro Coutinho, Maria João Pereira Ferreira, Sílvia Flor, Susana Varela |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Maria João Pereira Ferreira, Sílvia Flor, Susana Varela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flor, Pedro Coutinho, Maria João Pereira Ferreira, Sílvia Flor, Susana Varela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Azulejos Iconografia Estudos olisiponenses Barroco Gabriel del Barco Palácio Ferreira de Macedo Lisboa Tiles Baroque Palace of Ferreira de Macedo Lisbon iconography |
topic |
Azulejos Iconografia Estudos olisiponenses Barroco Gabriel del Barco Palácio Ferreira de Macedo Lisboa Tiles Baroque Palace of Ferreira de Macedo Lisbon iconography |
description |
O Grande panorama de Lisboa, obra maior da azulejaria nacional e hoje à guarda do Museu Nacional do Azulejo, pertenceu outrora a um palácio situado na freguesia de Santiago, propriedade da família Ferreira de Macedo no final do século xvii. A investigação apresentada procura esclarecer alguns aspectos relacionados com a execução do grandioso painel e com o perfil sócio-cultural do encomendador. À luz de novos elementos documentais, o artigo discute ainda a questão da autoria do painel, dada há muito ao pintor barroco Gabriel del Barco. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2017-01-27T17:56:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6003 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte - FCSH/NOVA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135042376564736 |