Use of social techniques in the PersonAAL Platform

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Dias Marques da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36704
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
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spelling Use of social techniques in the PersonAAL PlatformIsolamento socialIdososMétodos persuasivosPersonaalTrabalhos de projeto de mestrado- 2018Departamento de InformáticaTrabalho de projeto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Com os avanços tecnológicos na área da saúde e consequente aumento da esperança média de vida, os números relativos à população idosa também aumentaram. Com o seu aumento, novos desafios relativos à manutenção de uma boa qualidade de vida na terceira idade foram surgindo, como garantir a sua independência o maior tempo possível evitando assim a hospitalização e institucionalização dos idosos. O isolamento social é um dos problemas com que a população idosa se depara, podendo ter consequências graves na sua saúde, uma vez que afeta tanto o seu bem-estar psicológico como o seu bem-estar físico. O agravamento das capacidades cognitivas e da saúde mental bem como a participação em comportamentos nefastos como fumar, beber em demasia e levar uma vida sedentária são algumas das consequências do isolamento social, podendo ter como consequência o aumento da mortalidade. As suas causas podem variar desde aspetos físicos como o declínio dos sentidos, estilos de vida, educação ou mesmo mudanças no aspeto socioeconómico como a diminuição dos rendimentos. Para combater este fenómeno são necessários métodos que tenham sucesso em persuadir o idoso a manter-se socialmente ativo. O trabalho desenvolvido nesta área é significativo, com várias aplicações já desenvolvidas ou em fases iniciais de projeto. Da literatura analisada no âmbito deste trabalho puderam dividir-se estas aplicações em varias categorias, desde o tipo de comunicação que oferecem entre os utilizadores; o público ao qual se destina, podendo algumas aplicações ter como foco principal a família ou pessoas com interesses comuns; o facto de ser necessário algum hardware adicional para além de um smartphone ou de um computador; se o foco é facilitar o acesso a redes socias já existentes; o tipo, caso existam, de monitorização ou visualização da atividade social dos utilizadores; e se permite o planeamento de atividades. Este trabalho é integrado no contexto do projeto PersonAAL, centrado nos idosos e nos seus cuidadores, que tem como principais objetivos garantir que os idosospossam viver independentes o maior tempo possível na sua própria casa, prestando auxílio na sua vida diária, tornando-os assim o menos dependentes possíveis da sua família e cuidadores, garantindo um bom nível de qualidade de vida. Para tal, faz uso de aplicações web intuitivas, permitindo aos utilizadores receber mensagens personalizadas, incorporando tecnologia também personalizada para garantir que as soluções fornecidas sigam de encontro às necessidades e capacidades dos utilizadores. São vários os componentes e aplicações que fazem parte da plataforma PersonAAL, desde o Aunthentication Server, responsável pela autenticação dos utilizadores da plataforma e proteção dos seus dados; o Context Manager que trata de recolher, armazenar e gerir informação recolhida por sensores ou inserida pelos utilizadores nas diversas aplicações; a ferramenta Aunthoring Tool onde os utilizadores podem criar, apagar e editar regras permitindo assim personalizar as aplicações e os mecanismos persuasivos; o Adaptation Engine que faz a comunicação entre as aplicações e o Context Manager enviando as mensagens personalizadas para os utilizadores ou outras ações; o Persuasion Module cujo principal objetivo é a criação de mensagens persuasivas procurando incentivar comportamentos positivos e alterar comportamentos negativos; a aplicação Medication Monitor que fornece aos utilizadores ajuda na monitorização dos medicamentos a tomar; a aplicação Activity Tracker que procura manter ou aumentar os níveis de atividade física do utilizador fornecendo uma forma de o utilizador escolher e planear um programa de exercícios; e a aplicação Remote Assistant onde é dado ao utilizador várias funcionalidades como a visualização de certos valores de saúde, a visualização e edição do seu perfil, adição de interesses e contactos, alterar os níveis de luz na sua casa e a possibilidade de marcar objetivos semanais relativos a atividade física ou social e planear as respetivas atividades no calendário. Os objetivos deste trabalho centram-se assim em identificar técnicas socias que possam ser adotadas no contexto do projeto PersonAAL; implementar essas técnicas, permitindo que o utilizador receba mensagens personalizadas de acordo com o seu comportamento; modificar o Persuasion Module e o Remote Assistant para que sejam possíveis a implementação das novas técnicas sociais e explorar métodos de recolha de informação relativos à atividade social do idoso. A aplicação Purple Robot foi uma das ferramentas analisadas. Esta faz uso dos sensores dos dispositivos móveis onde se encontra instalada, para recolha de informação sobre o utilizador e aquilo que o rodeia desde redes Wi-Fi, dispositivos Bluetooth, a sua localização, aplicações instaladas no dispositivo, histórico de mensagens e chamadas, entre outros. Esta informação seria então armazenada numa base de dados criada para o efeito. No entanto devido a preocupações relativas à privacidade e proteção de dados dos utilizadores, foi decidido não utilizar este método de recolha de informação, procurando então adaptar a aplicação Remote Assistant às novas necessidades. O Persuasion Module também teve de sofrer alterações de forma a poder acomodar técnicas persuasivas com maior nível de complexidade, visto este ser um requisito identificado pelos parceiros clínicos do projeto. Embora inicialmente o foco desta tese tenha sido a componente social, foi importante não descartar a componente física tendo sido também criadas novas regras tanto para persuadir o idoso a praticar exercício físico como para participar em atividades sociais. Estas regras foram criadas em colaboração com psicólogos e focam-se em persuadir o utilizador a marcar objetivos semanais e cumpri-los. Estes objetivos prendem-se com o número de atividades sociais em que o utilizador pretende participar, assim como o número de horas passadas a praticar exercício físico e a caminhar. Os métodos persuasivos são aplicados através de mensagens que, para além de relembrar o utilizador de atividades marcadas, mostram também o seu progresso em relação aos objetivos, motivam o utilizador a alcançá-los e felicitam-no quando estes são atingidos. Para tal as regras são então expressas em ficheiros java no Persuasion Module e os vários valores associados ao utilizador (vindos do Fitbit e Remote Assistant) são utilizados como parâmetros para disparar as regas e consequentemente para gerar as mensagens persuasivas. As alterações efetuadas no Persuasion Module focaram-se nos seus últimos três módulos e respetivas tabelas na base de dados. Devido à crescente complexidade das regras face à versão anterior e à diferente forma de recolha de informação relativa à atividade física e social do utilizador, os dois primeiros módulos, que se relacionam com padrões de atividades e desvios a esses padrões, não foram utilizados. O terceiro módulo (COMBFinal) verifica se os URLs, de onde vai ser obtida a informação relativa ao utilizador para ser utilizada nas regras, são válidos. De seguida, no quarto módulo (BCTSelectionFinal), os URLs validados pelo módulo anterior são acedidos e os seus valores usados como parâmetros nos ficheiros das regras de forma a dispará-las. Uma vez disparadas a regras, o quinto e último módulo (BCTInstanceFinal) gera as mensagens associadas com as regras (que podem ser genéricas ou personalizadas com informação referente ao utilizador) e constrói a mensagem final que será enviada para o Adaptation Engine e consequentemente para o utilizador. De forma a poder utilizar a maior quantidade possível de informação relativa aos utilizadores no Persuasion Module para que as mensagens persuasivas criadas possam ser o mais personalizadas possível, foi também necessário fazer alterações na aplicação Remote Assistant. Numa primeira instância foi necessário enviar a informação recolhida pela aplicação Remote Assistant, ainda em falta, para o Context Manager, como o idioma escolhido, os objetivos semanais a nível de exercício, caminhar e social, informação relativa às atividades completadas, contactos e perfil do utilizador. Foram efetuadas também algumas mudanças em termos de informação exposta em cada página da aplicação Remote Assistant, onde certas secções foram movidas para páginas diferentes. Na página Home foi adicionado uma nova secção onde é exposto o número de passos do utilizador para a semana corrente, conseguido através do Fitbit. A página Plan foi onde se concentraram as mudanças mais importantes tanto na secção onde o utilizador insere os seus objetivos semanais e visualiza o seu progresso, como na secção do calendário permitindo o planeamento de atividades físicas e sociais. Ao clicar numa célula do calendário, o primeiro passo consiste em confirmar a data e hora da atividade. De seguida, é selecionada o tipo da atividade (exercise, walk ou social) e por último seleciona-se a intensidade da atividade que varia de acordo com o tipo escolhido no passo anterior. Uma vez completado este processo, a atividade é enviada para a base de dados e adicionada ao calendário (mostrando as atividades em cores diferentes dependendo do seu tipo). Como também é possível marcar atividades com a aplicação Activity Tracker, essas atividades passaram a ser visíveis também no calendário da aplicação Remote Assistant. Para o Persuasion Module poder utilizar, nas suas regras, informação relativa às atividades planeadas no calendário, foi necessário também criar um serviço REST possibilitando o acesso a essas atividades. Por fim, a aplicação Remote Assitant e o Persuasion Module (juntamente com toda a plataforma PersonAAL) foram testados por três utilizadores durante algumas semanas, a quem foi pedido para tentar incorporar as funcionalidades disponibilizadas nas suas atividades diárias e assim contribuíssem para a avaliação da sua facilidade de uso, e também que fizessem uma apreciação das mensagens persuasivas que foram recebendo durante o período de testes. De um modo geral, ao testar a página Plan na aplicação Remote Assistant, os utilizadores realizaram as tarefas com facilidade com algumas exceções. Um utilizador considerou que adicionar uma atividade no calendário requeria muito esforço ao indicar as horas de início e fim da mesma. No que diz respeito às mensagens persuasivas, um dos utilizadores reportou que não recebeu as mensagens durante os testes, mas sentiu que as mesmas podiam aumentar os seus níveis de atividade física e social. Os outros dois utilizadores consideraram que as mensagens não os persuadiam a ser fisicamente e socialmente mais ativos, mostrando que ainda existe trabalho a realizar relativamente ao conteúdo das mensagens persuasivas. No entanto foi possível verificar que o sistema funcionava corretamente, sendo as mensagens geradas e enviadas para o utilizador. Foram assim cumpridos os objetivos propostos, tendo sido identificadas e implementadas técnicas persuasivas no contexto do PersonAAL. Para tal foram modificados certos elementos do Persuasion Module e da aplicação Remote Assistant e foram também explorados métodos de recolha de informação relativas à atividade social do idoso, tendo sido analisado a aplicação Purple Robot. Como trabalho futuro, existem ainda vários elementos que podem ser melhorados como a natureza das mensagens persuasivas e como estas devem ser adaptadas para melhor motivar os utilizadores. As mensagens poderiam também tornar-se interativas, permitindo, por exemplo, ao utilizador indicar se pretende realizar a atividade que a mensagem está a sugerir. Também na aplicação Remote Assistant, de forma a promover mais interações sociais, se poderia implementar um sistema de troca de mensagens, podendo depois essa informação ser utilizada para a criação de novas regras.With the technological advances and consequently the rise in the average life expectancy, the numbers related to the elderly population also rose. With that, new challenges in maintaining a good quality of life at a later age were born. Social isolation is one of the problems faced by the elderly population, which can have serious consequences on their health, since it affects both their psychological well-being as well as their physical well-being and is even related to high mortality rates. The causes of social isolation can range from physical aspects, lifestyles, education or even socioeconomic aspects. Inserted in the context of the PersonAAL platform, the goals of this thesis are to identify social techniques that will lead the elderly to have a more active social life, explore methods of retrieving information about the user’s social life to implement those techniques and modify two applications part of the PersonAAL platform (Remote Assistant and Persuasion Module) so that the new social techniques can be implemented. The Purple Robot application was one of the tools analysed that allowed to retrieve data regarding the user’s location, applications used, call and message logs, Wi-Fi networks and Bluetooth devices in the user’s surroundings. That data would have been stored in a database but due to concerns regarding data protection it ended up not being used. In the Remote Assistant application, besides adapting the support for setting physical and social goals, a new calendar was implemented, for the user to schedule physical and social activities as well as a REST service to access that information. The Persuasion Module also had to be modified in order to use new sources of information and to support the creation of more complex rules to generate persuasive messages customized to the user’s needs. In the end, while the persuasive messages were sent to the users correctly, more work needs to be done regarding the messages’ content to fully motivate the users to be more active.Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-Coelho, José Romana Baptista, 1986-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Rita Dias Marques da2019-01-28T11:16:00Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36704TID:202192504enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:54.495443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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