Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Fábio Rúben Madalena da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23436
Resumo: O surgimento de tendências na procura de novos segmentos turísticos, como reflexo de interesses especiais que se referem à provisão de experiências recreativas personalizadas, tem se revelado como factor motivador do turismo de aventura. Fruto dessas novas tendências, como factores benéficos para a revitalização de uma determinada realidade local, os destinos turísticos têm expandido o seu plano estratégico, partindo do marketing como o seu ramo de origem e atingindo outras áreas, sendo o branding uma das mais evidentes. Tomando o caso do turismo da Madeira, podemos olhar para o ramo do turismo de aventura, como um nicho da indústria turística, como um caso pertinente, uma vez que se baseia em atividades possibilitadas pela diversidade que o seu território tem para oferecer, mas que ainda não está suficientemente enraizado junto dos seus públicos. A dificuldade em estabelecer um plano comunicativo para um público turístico, que comunique o local de forma autentica, é um dos assuntos mais relevantes nas áreas de desenvolvimento turístico, algo que deve envolver o estabelecimento de um plano estratégico para o aproveitamento dos recursos proporcionados pelo território na capitalização da aventura local.
id RCAP_368cded62fcc3fd634e50f257dd88e3b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da MadeiraDesignTurismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)Comunicação visualMarcasPlataformas digitaisO surgimento de tendências na procura de novos segmentos turísticos, como reflexo de interesses especiais que se referem à provisão de experiências recreativas personalizadas, tem se revelado como factor motivador do turismo de aventura. Fruto dessas novas tendências, como factores benéficos para a revitalização de uma determinada realidade local, os destinos turísticos têm expandido o seu plano estratégico, partindo do marketing como o seu ramo de origem e atingindo outras áreas, sendo o branding uma das mais evidentes. Tomando o caso do turismo da Madeira, podemos olhar para o ramo do turismo de aventura, como um nicho da indústria turística, como um caso pertinente, uma vez que se baseia em atividades possibilitadas pela diversidade que o seu território tem para oferecer, mas que ainda não está suficientemente enraizado junto dos seus públicos. A dificuldade em estabelecer um plano comunicativo para um público turístico, que comunique o local de forma autentica, é um dos assuntos mais relevantes nas áreas de desenvolvimento turístico, algo que deve envolver o estabelecimento de um plano estratégico para o aproveitamento dos recursos proporcionados pelo território na capitalização da aventura local.The increase in the demand for new tourism segments, as a result of special interests that refer to personalized recreational experiences, has proved to be a determining factor for the growth of adventure tourism. As a result of this new trend, we have witnessed the revitalization of a certain local reality, leading tourism destinations to expand their strategic plans. Although marketing is often the origin of those plans, many other areas have benefited from this industry, being branding and communication design two of the most notable. Taking the case of Madeira tourism, we can look at the adventure tourism segment as a pertinent case, since it is based on activities enabled by the diversity that the regional territory has to offer, but has not yet reached the notoriety to evidence itself towards the target audience. The difficulty in establishing a communication plan for a certain audience in the tourism segment, that communicates the place in an authentic way, is one of the most relevant issues of tourism development, leading to the development of a strategic plan, for the use of the resources made available by the territory, in the capitalization of local tourism.Universidade de Aveiro2018-06-07T18:52:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23436TID:201942240porLuz, Fábio Rúben Madalena dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:38Zoai:ria.ua.pt:10773/23436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:12.050560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
title Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
spellingShingle Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
Luz, Fábio Rúben Madalena da
Design
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Comunicação visual
Marcas
Plataformas digitais
title_short Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
title_full Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
title_fullStr Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
title_full_unstemmed Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
title_sort Valorização do nicho do turismo de aventura na Região da Madeira
author Luz, Fábio Rúben Madalena da
author_facet Luz, Fábio Rúben Madalena da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Fábio Rúben Madalena da
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Comunicação visual
Marcas
Plataformas digitais
topic Design
Turismo - Arquipélago da Madeira (Portugal)
Comunicação visual
Marcas
Plataformas digitais
description O surgimento de tendências na procura de novos segmentos turísticos, como reflexo de interesses especiais que se referem à provisão de experiências recreativas personalizadas, tem se revelado como factor motivador do turismo de aventura. Fruto dessas novas tendências, como factores benéficos para a revitalização de uma determinada realidade local, os destinos turísticos têm expandido o seu plano estratégico, partindo do marketing como o seu ramo de origem e atingindo outras áreas, sendo o branding uma das mais evidentes. Tomando o caso do turismo da Madeira, podemos olhar para o ramo do turismo de aventura, como um nicho da indústria turística, como um caso pertinente, uma vez que se baseia em atividades possibilitadas pela diversidade que o seu território tem para oferecer, mas que ainda não está suficientemente enraizado junto dos seus públicos. A dificuldade em estabelecer um plano comunicativo para um público turístico, que comunique o local de forma autentica, é um dos assuntos mais relevantes nas áreas de desenvolvimento turístico, algo que deve envolver o estabelecimento de um plano estratégico para o aproveitamento dos recursos proporcionados pelo território na capitalização da aventura local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-07T18:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23436
TID:201942240
url http://hdl.handle.net/10773/23436
identifier_str_mv TID:201942240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137626202046464