Criança, a diabetes e a escola: Capacitação de professores e profissionais não docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4875 |
Resumo: | A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais comuns na infância. A permanência na escola compreende um período alargado do dia da criança, pelo que os agentes educativos assumem um importante papel no reconhecimento de situações adversas e consequente atuação em eventos relacionados com a condição de saúde destas crianças. Este relatório de estágio serve para apresentar o projeto “A Criança, a Diabetes e a Escola – Capacitação dos professores e profissionais não docentes”, que teve como objetivo promover a capacitação destes profissionais na intervenção à criança/jovem com diabetes mellitus tipo 1 no contexto escolar. Foi realizado através da metodologia do planeamento em saúde, tendo sido realizadas sessões de educação para a saúde. Estas capacitaram os participantes com conhecimentos e confiança, tornando-os mais competentes para tomar decisões sobre aspetos relacionados com a gestão da doença, no contexto escolar. |
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A diabetes tipo 1 é uma das doenças crónicas mais comuns na infância. A permanência na escola compreende um período alargado do dia da criança, pelo que os agentes educativos assumem um importante papel no reconhecimento de situações adversas e consequente atuação em eventos relacionados com a condição de saúde destas crianças. Este relatório de estágio serve para apresentar o projeto “A Criança, a Diabetes e a Escola – Capacitação dos professores e profissionais não docentes”, que teve como objetivo promover a capacitação destes profissionais na intervenção à criança/jovem com diabetes mellitus tipo 1 no contexto escolar. Foi realizado através da metodologia do planeamento em saúde, tendo sido realizadas sessões de educação para a saúde. Estas capacitaram os participantes com conhecimentos e confiança, tornando-os mais competentes para tomar decisões sobre aspetos relacionados com a gestão da doença, no contexto escolar. |
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