Ética e códigos de conduta no setor do retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Mariana Azemel Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30637
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade ética percecionada dos códigos de conduta no setor do retalho em Portugal, tendo em conta certos atributos associados à mesma. Desta forma, pretende-se saber detalhadamente quais são os preditores da qualidade ética e de que forma contribuem para a qualidade ética de um código de conduta. O estudo é de natureza exploratória com recurso a uma metodologia quantitativa correlacional e qualitativa dos quais os dados foram obtidos em dois momentos, através de um questionário e de um guião de entrevista. No questionário participaram cerca de 6 juízes pertencentes em grande parte à faixa etária dos 20 anos. Relativamente à entrevista, participaram 16 trabalhadores da empresa com uma média de idades de 35 anos. Os resultados obtidos concluíram que a relação com as partes interessadas e o ROE de uma empresa são os principais preditores da qualidade ética percecionada dos códigos de conduta analisados. As empresas reconhecem que o código de conduta é uma ferramenta estratégica com o qual consegue ganhar a confiança dos seus stakeholders. Uma empresa que apresente um ROE elevado consegue gerar mais crescimento e, eventualmente mais cuidado na elaboração e implementação do código de que adota. Com a realização do estudo, foi possível perceber que as empresas retalhistas portuguesas, apesar de apresentarem resultados bastantes razoáveis e homogéneos, ainda têm um longo caminho pela frente no que toca ao sentido prático do código em toda a sua empresa e stakeholders.
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