A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/94337 |
Resumo: | O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro. |
id |
RCAP_36ee87bd45deec147fff6d2c2f0735b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/94337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aulaComunicação de CiênciaAdolescênciaAstronomiaAprendizagem participativaEnsino secundárioAstronomyParticipatory learningScience communicationSecondary educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro.The internship here portrayed falls within the scope of the Masters in Science Communication of the Faculty of Social and Human Sciences (FCSH) of NOVA University of Lisbon (UNL) and the Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). It was carried out in the Science Communication Group (GCC) of the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) and lasted three months. This practical component of the master's degree allowed me to develop a participatory learning project for adolescents outside the classroom, with the aim of capturing the interest and create awareness among high school students about astronomy. In parallel, it was also possible to follow the day-to-day of a nucleus veered to science communication. By integrating the GCC, it was possible to learn the entire process of developing science communication activities and projects, as well as the internal workings of the group. The knowledge acquired, together with what I learned during the master's degree, contributed to the development of the project here described, and also allowed me to gain experience in the area where I feel accomplished and where I intends to stay in the future.Antunes, Joana LoboRetrê, JoãoPereira, SérgioRUNTrasfi, Jessica de Lima2022-02-03T01:30:26Z2020-02-032020-03-162020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94337TID:202446883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:20Zoai:run.unl.pt:10362/94337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:55.656856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
title |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
spellingShingle |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula Trasfi, Jessica de Lima Comunicação de Ciência Adolescência Astronomia Aprendizagem participativa Ensino secundário Astronomy Participatory learning Science communication Secondary education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
title_full |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
title_fullStr |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
title_sort |
A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula |
author |
Trasfi, Jessica de Lima |
author_facet |
Trasfi, Jessica de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Joana Lobo Retrê, João Pereira, Sérgio RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trasfi, Jessica de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de Ciência Adolescência Astronomia Aprendizagem participativa Ensino secundário Astronomy Participatory learning Science communication Secondary education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação de Ciência Adolescência Astronomia Aprendizagem participativa Ensino secundário Astronomy Participatory learning Science communication Secondary education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-03 2020-03-16 2020-02-03T00:00:00Z 2022-02-03T01:30:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/94337 TID:202446883 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/94337 |
identifier_str_mv |
TID:202446883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137995813552128 |