A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trasfi, Jessica de Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/94337
Resumo: O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro.
id RCAP_36ee87bd45deec147fff6d2c2f0735b1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/94337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aulaComunicação de CiênciaAdolescênciaAstronomiaAprendizagem participativaEnsino secundárioAstronomyParticipatory learningScience communicationSecondary educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro.The internship here portrayed falls within the scope of the Masters in Science Communication of the Faculty of Social and Human Sciences (FCSH) of NOVA University of Lisbon (UNL) and the Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). It was carried out in the Science Communication Group (GCC) of the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) and lasted three months. This practical component of the master's degree allowed me to develop a participatory learning project for adolescents outside the classroom, with the aim of capturing the interest and create awareness among high school students about astronomy. In parallel, it was also possible to follow the day-to-day of a nucleus veered to science communication. By integrating the GCC, it was possible to learn the entire process of developing science communication activities and projects, as well as the internal workings of the group. The knowledge acquired, together with what I learned during the master's degree, contributed to the development of the project here described, and also allowed me to gain experience in the area where I feel accomplished and where I intends to stay in the future.Antunes, Joana LoboRetrê, JoãoPereira, SérgioRUNTrasfi, Jessica de Lima2022-02-03T01:30:26Z2020-02-032020-03-162020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94337TID:202446883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:20Zoai:run.unl.pt:10362/94337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:55.656856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
title A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
spellingShingle A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
Trasfi, Jessica de Lima
Comunicação de Ciência
Adolescência
Astronomia
Aprendizagem participativa
Ensino secundário
Astronomy
Participatory learning
Science communication
Secondary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
title_full A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
title_fullStr A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
title_full_unstemmed A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
title_sort A fuga do universo - uma aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula
author Trasfi, Jessica de Lima
author_facet Trasfi, Jessica de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Joana Lobo
Retrê, João
Pereira, Sérgio
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Trasfi, Jessica de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de Ciência
Adolescência
Astronomia
Aprendizagem participativa
Ensino secundário
Astronomy
Participatory learning
Science communication
Secondary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação de Ciência
Adolescência
Astronomia
Aprendizagem participativa
Ensino secundário
Astronomy
Participatory learning
Science communication
Secondary education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O estágio que aqui se relata enquadra-se no âmbito do Mestrado em Comunicação de Ciência, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). Foi realizado no Grupo de Comunicação de Ciência (GCC) do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e teve duração de três meses. Esta componente práctica do mestrado permitiu desenvolver um projecto de aprendizagem participativa para adolescentes fora da sala de aula, com o objectivo de captar o interesse e sensibilizar alunos do ensino secundário sobre a temática de Astronomia. Em paralelo, foi também possível seguir o dia-a-dia de um núcleo orientado para a comunicação de ciência. Ao integrar o GCC, houve a possibilidade de aprender todo o processo de desenvolvimento de actividades e projectos de comunicação de ciência, assim como o funcionamento interno do grupo. Os conhecimentos adquiridos, em conjunto com aprendizagem feita ao longo do mestrado, contribuíram para a construção do projecto aqui descrito, tendo também permitido ganhar experiência numa área em me sinto realizada e onde pretendo permanecer no futuro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-03
2020-03-16
2020-02-03T00:00:00Z
2022-02-03T01:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/94337
TID:202446883
url http://hdl.handle.net/10362/94337
identifier_str_mv TID:202446883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137995813552128