Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Patrícia Maria Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29673
Resumo: Este estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students.
id RCAP_36f6a1cfb02f3359bfed4e1186ad920e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissionalPrática de ensino supervisionadaRelatório de estágio pedagógicoTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino profissionalMetodologias de trabalho projetoCompetências colaborativasCriação de páginas webGuided teaching practiceSupervised teaching practicePedagogical training reportCommunication and information technologiesVocational trainingResearch work methodsCooperative competencesWeb pages’ creationEste estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students.Universidade de Évora2021-04-01T21:00:30Z2021-04-012021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29673http://hdl.handle.net/10174/29673TID:202684962porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatviegas@aeiou.pt229Viegas, Patrícia Maria Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:13.491882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
title Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
spellingShingle Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
Viegas, Patrícia Maria Batista
Prática de ensino supervisionada
Relatório de estágio pedagógico
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Metodologias de trabalho projeto
Competências colaborativas
Criação de páginas web
Guided teaching practice
Supervised teaching practice
Pedagogical training report
Communication and information technologies
Vocational training
Research work methods
Cooperative competences
Web pages’ creation
title_short Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
title_full Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
title_fullStr Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
title_full_unstemmed Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
title_sort Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
author Viegas, Patrícia Maria Batista
author_facet Viegas, Patrícia Maria Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Patrícia Maria Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Relatório de estágio pedagógico
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Metodologias de trabalho projeto
Competências colaborativas
Criação de páginas web
Guided teaching practice
Supervised teaching practice
Pedagogical training report
Communication and information technologies
Vocational training
Research work methods
Cooperative competences
Web pages’ creation
topic Prática de ensino supervisionada
Relatório de estágio pedagógico
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Metodologias de trabalho projeto
Competências colaborativas
Criação de páginas web
Guided teaching practice
Supervised teaching practice
Pedagogical training report
Communication and information technologies
Vocational training
Research work methods
Cooperative competences
Web pages’ creation
description Este estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01T21:00:30Z
2021-04-01
2021-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29673
http://hdl.handle.net/10174/29673
TID:202684962
url http://hdl.handle.net/10174/29673
identifier_str_mv TID:202684962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
patviegas@aeiou.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136673875886080