Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29673 |
Resumo: | Este estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students. |
id |
RCAP_36f6a1cfb02f3359bfed4e1186ad920e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissionalPrática de ensino supervisionadaRelatório de estágio pedagógicoTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino profissionalMetodologias de trabalho projetoCompetências colaborativasCriação de páginas webGuided teaching practiceSupervised teaching practicePedagogical training reportCommunication and information technologiesVocational trainingResearch work methodsCooperative competencesWeb pages’ creationEste estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students.Universidade de Évora2021-04-01T21:00:30Z2021-04-012021-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29673http://hdl.handle.net/10174/29673TID:202684962porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopatviegas@aeiou.pt229Viegas, Patrícia Maria Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:13.491882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
title |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
spellingShingle |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional Viegas, Patrícia Maria Batista Prática de ensino supervisionada Relatório de estágio pedagógico Tecnologias de informação e comunicação Ensino profissional Metodologias de trabalho projeto Competências colaborativas Criação de páginas web Guided teaching practice Supervised teaching practice Pedagogical training report Communication and information technologies Vocational training Research work methods Cooperative competences Web pages’ creation |
title_short |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
title_full |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
title_fullStr |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
title_full_unstemmed |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
title_sort |
Metodologias de trabalho de projeto e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos de ensino profissional |
author |
Viegas, Patrícia Maria Batista |
author_facet |
Viegas, Patrícia Maria Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Patrícia Maria Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Relatório de estágio pedagógico Tecnologias de informação e comunicação Ensino profissional Metodologias de trabalho projeto Competências colaborativas Criação de páginas web Guided teaching practice Supervised teaching practice Pedagogical training report Communication and information technologies Vocational training Research work methods Cooperative competences Web pages’ creation |
topic |
Prática de ensino supervisionada Relatório de estágio pedagógico Tecnologias de informação e comunicação Ensino profissional Metodologias de trabalho projeto Competências colaborativas Criação de páginas web Guided teaching practice Supervised teaching practice Pedagogical training report Communication and information technologies Vocational training Research work methods Cooperative competences Web pages’ creation |
description |
Este estudo corresponde ao Relatório da Prática Supervisionada, componente da atividade letiva e componente investigativa, do Curso de Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Évora, ano letivo 2018/2019 e tem como objetivo investigar os potenciais contributos das metodologias de projeto na aquisição e desenvolvimento de competências colaborativas em alunos do ensino profissional no âmbito de um módulo do Curso A implementado numa escola secundária. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa com recurso à observação de aulas, diário da investigadora, entrevistas individuais e focus-group aos alunos como instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. Espera-se que este relatório de investigação possa contribuir para o conhecimento das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto no ensino profissional no que diz respeito à aquisição de competências colaborativas por parte dos alunos; Work project metodologies and development of competences in vocational teaching students Abstract: This study corresponds to the Supervised Practice Report, a teaching activity component and investigative component, of the Master's Degree in Information Technology (Teaching) at the University of Évora, school year of 2018/2019 and its goal is to investigate the potential contributions of the project work methodologies to the acquisition and development of the vocational school students' collaborative skills, within the scope of a module of the Aircraft Maintenance Technician Course which was implemented in a secondary school. The study's methodology was of a qualitative nature using class observation, individual student interviews and student focus-group as well as the investigator's diary as data collection instruments. The collected data were analysed through content analysis. It is expected that this investigation report may contribute to the knowledge of the project work methodology's potential in vocational teaching, regarding the acquisition of collaborative skills by the students. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-01T21:00:30Z 2021-04-01 2021-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29673 http://hdl.handle.net/10174/29673 TID:202684962 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29673 |
identifier_str_mv |
TID:202684962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação patviegas@aeiou.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136673875886080 |