A formação da criança n’As Aventuras de Ngunga, de Pepetela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Boaventura Feuerbach Jorge de Deus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11834
Resumo: O estudo reporta-nos para a desconstrução de conceitos presentes na literatura infantil, frequentemente considerada uma literatura menor, de pouca importância no panorama literário. A nossa escolha recai em Pepetela, autor consagrado em Angola e para além fronteiras, numa perspetiva de intervenção social, mais particularmente n’As Aventuras de Ngunga, cuja sinopse apresentamos e cuja temática analisamos numa perspetiva de construção da identidade angolana que urge preservar. Analisando lugares e personagens da obra supracitada, confrontamo-nos com aspectos culturais, multiculturais, prenhes de visões poéticas, éticas e mesmo políticas que ajudam a construir o cidadão, com novas visões do mundo, muitas vezes deturpadas por culturas impostas. Os objetivos elencados e as questões que apresentamos vão encontrando respostas, umas vezes mais explícitas, outras mais implícitas, à medida que decorre o nosso estudo.
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