Serviços telemáticos para os cidadãos : modelos de planeamento e práticas de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sílvia Saraiva Carvalho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4800
Resumo: O presente trabalho aborda o governo electrónico, seus pontos e características fundamentais, a sua evolução e desenvolvimento, seus sectores de mercado, tratando de forma detalhada alguns modelos que caracterizam as fases de desenvolvimento do governo electrónico. O estudo centra-se depois na interoperabilidade e a forma como se transacciona e se partilha informação, processos e recursos dentro da administração pública. Aborda-se também a forma como a administração pública se relaciona e serve os seus clientes. Estudando de forma detalhada estruturas de interoperabilidade para o governo electrónico tendo em consideração as directivas da Comunidade Europeia e as suas arquitecturas por camadas. O principal objectivo deste estudo é propor um possível modelo de estrutura de interoperabilidade para a administração pública portuguesa. Dada a importância da segurança social na administração pública e o grau de maturidade do seu sistema de informação, enquadra-se naturalmente neste estudo. Aborda-se a segurança social e o seu enquadramento no governo electrónico e numa possível estrutura de interoperabilidade para a administração pública portuguesa.
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