Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamido, Gracinda
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: César, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.342
Resumo: Este é o segundo de um número duplo da revista Interacções, com o tema "A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo". O objectivo deste número duplo é reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretende-se apresentar evidências e elaborações/discussões teóricas, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel das relações de natureza dialógica (intra e inter individuais e comunitárias) nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento. Pretende-se também explorar e clarificar algumas implicações educacionais e societárias desses processos, pressupondo que eles podem ser observados em vários contextos (escolas e outras organizações, comunidades, contextos profissionais, pessoais e interpessoais, entre outros) e analisados através de diferentes quadros de referência teóricos e metodológicos (Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Ciência, Artes, entre outros).
id RCAP_370beb7c7253f335ec8690ea569e28f9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento IINúmero 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.Este é o segundo de um número duplo da revista Interacções, com o tema "A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo". O objectivo deste número duplo é reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretende-se apresentar evidências e elaborações/discussões teóricas, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel das relações de natureza dialógica (intra e inter individuais e comunitárias) nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento. Pretende-se também explorar e clarificar algumas implicações educacionais e societárias desses processos, pressupondo que eles podem ser observados em vários contextos (escolas e outras organizações, comunidades, contextos profissionais, pessoais e interpessoais, entre outros) e analisados através de diferentes quadros de referência teóricos e metodológicos (Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Ciência, Artes, entre outros).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2007-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.342por1646-2335Hamido, GracindaCésar, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:34.702828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
title Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
spellingShingle Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
Hamido, Gracinda
Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.
title_short Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
title_full Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
title_fullStr Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
title_full_unstemmed Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
title_sort Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento II
author Hamido, Gracinda
author_facet Hamido, Gracinda
César, Margarida
author_role author
author2 César, Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamido, Gracinda
César, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.
topic Número 7 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo II.
description Este é o segundo de um número duplo da revista Interacções, com o tema "A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo". O objectivo deste número duplo é reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretende-se apresentar evidências e elaborações/discussões teóricas, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel das relações de natureza dialógica (intra e inter individuais e comunitárias) nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento. Pretende-se também explorar e clarificar algumas implicações educacionais e societárias desses processos, pressupondo que eles podem ser observados em vários contextos (escolas e outras organizações, comunidades, contextos profissionais, pessoais e interpessoais, entre outros) e analisados através de diferentes quadros de referência teóricos e metodológicos (Educação, Psicologia, Sociologia, Antropologia, História, Ciência, Artes, entre outros).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.342
url https://doi.org/10.25755/int.342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946671214592