Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2165 |
Resumo: | Resumo Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte aparece descrita uma reflexão geral sobre o estágio que teve a duração de um ano letivo. Neste documento tivemos a oportunidade de exprimir aquilo que sentimos durante o estágio, quer fossem as dificuldades ou as aprendizagens. De igual modo, podemos também referir o que correu bem e o que correu menos bem nas nossas planificações bem como, nas próprias intervenções. Uma outra parte é constituída pela investigação. Nesta, é apresentada pela investigadora uma pesquisa bibliográfica para aprofundar a temática em causa e para perceber quais os contributos de alguns autores sobre as crianças hiperativas e como lidar com elas em contexto pré-escolar. Desta forma, é de referir que a investigadora adquiriu novos conhecimentos sobre o assunto. Posteriormente, seguiu-se a fase da investigação de campo, que decorreu na escola onde a realizámos o nosso estágio. Nesta instituição, a investigadora, para recolher os dados necessários ao seu estudo, auscultou a quatro educadoras de infância para depois proceder à sua análise e perceber quais as estratégias que estas profissionais utilizam com crianças hiperativas. |
id |
RCAP_371d1e62b5bc30c14cc6dd334e3c830f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativoDéfice de AtençãoImpulsividadeHiperatividadeResumo Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte aparece descrita uma reflexão geral sobre o estágio que teve a duração de um ano letivo. Neste documento tivemos a oportunidade de exprimir aquilo que sentimos durante o estágio, quer fossem as dificuldades ou as aprendizagens. De igual modo, podemos também referir o que correu bem e o que correu menos bem nas nossas planificações bem como, nas próprias intervenções. Uma outra parte é constituída pela investigação. Nesta, é apresentada pela investigadora uma pesquisa bibliográfica para aprofundar a temática em causa e para perceber quais os contributos de alguns autores sobre as crianças hiperativas e como lidar com elas em contexto pré-escolar. Desta forma, é de referir que a investigadora adquiriu novos conhecimentos sobre o assunto. Posteriormente, seguiu-se a fase da investigação de campo, que decorreu na escola onde a realizámos o nosso estágio. Nesta instituição, a investigadora, para recolher os dados necessários ao seu estudo, auscultou a quatro educadoras de infância para depois proceder à sua análise e perceber quais as estratégias que estas profissionais utilizam com crianças hiperativas.Abstract This work is divided into two parts. The first part describes a general reflection appears on the stage that lasted for one school year. In this document we had the opportunity to express what we feel for the stage, whether they were any difficulties or learning. Similarly, we can also mention what went well and what went wrong in our lesson plans as well as the interventions themselves. Another part consists of the research. This is shown by the researcher, a literature search to deepen the theme in question and to understand what the contributions of some authors on hyperactive children and how to handle them in the context preschool. Thus, it should be noted that the researcher has acquired new knowledge on the subject. Subsequently, there followed a phase of field investigation. This took place in the school where the trainee performed his internship. In this institution, the researcher, to collect the necessary data for their study, listened to four childhood educators and then analyzing them and see what strategies they employ professionals with hyperactive children.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Carina Isabel Soares2014-05-19T15:27:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2165porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.801126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
title |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
spellingShingle |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo Ferreira, Carina Isabel Soares Défice de Atenção Impulsividade Hiperatividade |
title_short |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
title_full |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
title_fullStr |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
title_sort |
Práticas de ensino supervisionadas em educação pré-escolar com enfoque investigativo no estudo da hiperatividade em crianças e estratégias utilizadas em contexto educativo |
author |
Ferreira, Carina Isabel Soares |
author_facet |
Ferreira, Carina Isabel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carina Isabel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Défice de Atenção Impulsividade Hiperatividade |
topic |
Défice de Atenção Impulsividade Hiperatividade |
description |
Resumo Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Numa primeira parte aparece descrita uma reflexão geral sobre o estágio que teve a duração de um ano letivo. Neste documento tivemos a oportunidade de exprimir aquilo que sentimos durante o estágio, quer fossem as dificuldades ou as aprendizagens. De igual modo, podemos também referir o que correu bem e o que correu menos bem nas nossas planificações bem como, nas próprias intervenções. Uma outra parte é constituída pela investigação. Nesta, é apresentada pela investigadora uma pesquisa bibliográfica para aprofundar a temática em causa e para perceber quais os contributos de alguns autores sobre as crianças hiperativas e como lidar com elas em contexto pré-escolar. Desta forma, é de referir que a investigadora adquiriu novos conhecimentos sobre o assunto. Posteriormente, seguiu-se a fase da investigação de campo, que decorreu na escola onde a realizámos o nosso estágio. Nesta instituição, a investigadora, para recolher os dados necessários ao seu estudo, auscultou a quatro educadoras de infância para depois proceder à sua análise e perceber quais as estratégias que estas profissionais utilizam com crianças hiperativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T15:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2165 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879596953600 |