O acontecimento na obra de Pierre Huyghe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Sofia Ramos de Abreu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5343
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.
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spelling O acontecimento na obra de Pierre HuygheAcasoAcontecimentoColaboraçãoComunidadeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.A presente tese de mestrado propõe uma nova leitura sobre as obras do artista plástico Pierre Huyghe a partir da categoria de acontecimento desenvolvida por Gilles Deleuze. Pierre Huyghe pertence à geração de artistas que se afirmou no decorrer da década de noventa do século XX. Por oposição à estética convencionalista, Huyghe e os seus colegas procuraram dar continuidade a um projecto de arte crítica que consistiu no alargamento do campo artístico a contextos sociais, cujas referências remontam à história das vanguardas, bem como ao desejo de aproximar a arte à vida. Desde cedo, que Pierre Huyghe se apropria de elementos do quotidiano, associados a tradições, como mitos, ou a formas culturais diversificadas, como o cinema ou a literatura, para os actualizar em situações performativas desempenhadas pelo público. Todavia, ao repor a arte na sua relação com o mundo, o artista não procura simplesmente juntar a arte e a vida, mas sobretudo de suster a tensão entre os pólos e testar as suas fronteiras, baralhando a estranheza da estética com o devir-vida da arte e o devir-arte da vida. Se, por um lado, a obra de Pierre Huyghe actua sobre esta tensão, por outro, nunca se manifesta enquanto lugar estável. Ela produz-se no espaço da indeterminação, gerando acontecimentos singulares que interrompem a ordem do espectável, introduzindo o absolutamente novo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaBabo, Maria AugustaRUNNunes, Ana Sofia Ramos de Abreu2011-03-11T14:52:46Z2010-082010-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5343porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:49Zoai:run.unl.pt:10362/5343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:13.144931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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