Educação para a saúde : intervenção comunitária aos três níveis de prevenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8814 |
Resumo: | A Promoção da Saúde é uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida das populações. A Educação para a Saúde numa acção essencialmente voltada para a Promoção da Saúde desempenha um papel fundamental na capacitação dos indivíduos para a aquisição de hábitos de vida saudáveis e consequentemente na obtenção de ganhos em saúde. A possibilidade de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas comunidades depende do acesso a determinadas formas de conhecimento, e a Educação em Saúde tem um papel significativo face à melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Este relatório de estágio dá enfoque à Educação para a Saúde aos três níveis de prevenção. A Parte I diz respeito ao desenvolvimento do estágio no centro de saúde de Alvalade, e compreende dois momentos: o diagnóstico de saúde na comunidade e a intervenção na comunidade de etnia cigana residente no bairro das Murtas. O diagnóstico de saúde, para além da caracterização do Centro de Saúde de Alvalade e da dinâmica dos cuidados de enfermagem, compreendeu um estudo descritivo, exploratório, transversal, dirigido às mães de etnia cigana com crianças dos 0 aos 11 anos inscritas neste centro de saúde. Deste diagnóstico emergiram como necessidades prioritárias em Educação para a Saúde: Doenças detectadas no Teste do Pezinho, Doenças que as vacinas previnem, e Hábitos de uma alimentação saudável na criança dos 0 aos 11 anos. Na intervenção em enfermagem avançada na comunidade e dando resposta às necessidades solicitadas foram realizadas sessões de Educação para a Saúde e folhetos informativos com vocabulário simples, informação acessível e compreensível, evitando linguagem técnica. A Parte II diz respeito ao desenvolvimento do estágio na consulta externa de ortopedia do Hospital de Curry Cabral e contempla a intervenção em enfermagem avançada no âmbito da Educação para a Saúde no período pré-operatório a grupo de utentes em lista de espera dentro do tempo máximo de resposta garantido com proposta para artroplastia total da anca. O projecto contou com a participação de um elemento de referência de cada etapa do processo de artroplastia total da anca desde a proposta cirúrgica, passando pelos períodos pré, intra e pós-operatório até ao ensino para a alta clínica na adaptação às actividades de vida diária. Este relatório traduz-se no crescimento e amadurecimento profissional, bem como no ganho progressivo de competências nomeadamente no domínio da investigação, comunicação, relação, negociação, gestão/ organização, do ensino e informação no âmbito da intervenção avançada em enfermagem comunitária. |
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Educação para a saúde : intervenção comunitária aos três níveis de prevençãoA Promoção da Saúde é uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida das populações. A Educação para a Saúde numa acção essencialmente voltada para a Promoção da Saúde desempenha um papel fundamental na capacitação dos indivíduos para a aquisição de hábitos de vida saudáveis e consequentemente na obtenção de ganhos em saúde. A possibilidade de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas comunidades depende do acesso a determinadas formas de conhecimento, e a Educação em Saúde tem um papel significativo face à melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Este relatório de estágio dá enfoque à Educação para a Saúde aos três níveis de prevenção. A Parte I diz respeito ao desenvolvimento do estágio no centro de saúde de Alvalade, e compreende dois momentos: o diagnóstico de saúde na comunidade e a intervenção na comunidade de etnia cigana residente no bairro das Murtas. O diagnóstico de saúde, para além da caracterização do Centro de Saúde de Alvalade e da dinâmica dos cuidados de enfermagem, compreendeu um estudo descritivo, exploratório, transversal, dirigido às mães de etnia cigana com crianças dos 0 aos 11 anos inscritas neste centro de saúde. Deste diagnóstico emergiram como necessidades prioritárias em Educação para a Saúde: Doenças detectadas no Teste do Pezinho, Doenças que as vacinas previnem, e Hábitos de uma alimentação saudável na criança dos 0 aos 11 anos. Na intervenção em enfermagem avançada na comunidade e dando resposta às necessidades solicitadas foram realizadas sessões de Educação para a Saúde e folhetos informativos com vocabulário simples, informação acessível e compreensível, evitando linguagem técnica. A Parte II diz respeito ao desenvolvimento do estágio na consulta externa de ortopedia do Hospital de Curry Cabral e contempla a intervenção em enfermagem avançada no âmbito da Educação para a Saúde no período pré-operatório a grupo de utentes em lista de espera dentro do tempo máximo de resposta garantido com proposta para artroplastia total da anca. O projecto contou com a participação de um elemento de referência de cada etapa do processo de artroplastia total da anca desde a proposta cirúrgica, passando pelos períodos pré, intra e pós-operatório até ao ensino para a alta clínica na adaptação às actividades de vida diária. Este relatório traduz-se no crescimento e amadurecimento profissional, bem como no ganho progressivo de competências nomeadamente no domínio da investigação, comunicação, relação, negociação, gestão/ organização, do ensino e informação no âmbito da intervenção avançada em enfermagem comunitária.Health Promotion is a strategy for the betterment of the population‟s quality of life. Health Education is an essential action geared towards Health Promotion and has a fundamental role in enabling individuals to acquire healthy habits and consequently, obtain health gains. The possibility of transformations occurring in the community with regards to life and health conditions depends on the access to determined forms of knowledge, having Health Education a significant role with respect to increasing life and health conditions of the population. This clinical practice report focuses on Health Education at the three levels of prevention. The first part refers to the clinical practice occurring at the Alvalade health center and is composed of two moments: health diagnosis in the community and community intervention in gypsy residents of the Murtas neighborhood. The health diagnosis was not simply a characterization of the Alvalade health center and of the dynamics of nursing care, but a descriptive, exploratory, transversal study geared towards mothers of gypsy ethnicity with children between the ages of 0 to 11 years, enrolled in this health center. Due to this diagnosis, the following emerged as priority necessities in Health Education: illnesses detected in the foot test, disease prevented by vaccination and, healthy eating habits for children between 0 to 11 years. In the advanced nursing intervention in the community, and at the same time trying to respond to the evaluated necessities, Health Education sessions were held and pamphlets with simple vocabulary (avoiding technical language), and with easy and comprehensive information, were elaborated. Part II refers to the development of clinical practice in the orthopedic external consultation, at the Hospital Curry Cabral, and contemplates an advanced nursing intervention in Health Education in the pre-operatory period for a group of patients in the waiting list for a total hip arthroplasty. The project counted with the participation of a reference element for each step of the process, from the time surgery was proposed, going through the pre, intra and post-operatory period until the period of education with regards to discharge namely, adapting to daily life activities. This report translates professional growth and maturation, as well as, the progressive gain of competencies, namely in the domain of research, communication, relation, negotiation, management/ organization of Education and Information in the area of advanced nursing intervention in the community.Vidal, Teresa RasquilhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCruz, Maria de Fátima Fonseca da2012-08-03T14:26:12Z2011-0520112011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T01:37:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:59.380651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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