Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delicado, Cátia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Carlos Maneira e, Miranda, Marta, Sousa, Ana Catarina
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45007
Resumo: O sítio do Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra), foi identificado em 2020 no âmbito de acompanhamento de uma empreitada. Situa-se numa encosta suave, de solos arenosos e a escassos metros de uma linha de água subsidiária do Rio Safarujo. A evidência artefactual parece indicar a presença um núcleo habitacional neolítico, possivelmente da segunda metade do 4º milénio, incluindo evidências de debitagem local em sílex, pedra polida e cerâmica manual, incluindo um fragmento de bordo denteado. As prospecções realizadas permitiram identificar possíveis ocorrências associadas ao Casal do Outeiro como grutas e cavidades sob rocha com materiais coevos. Discute-se este sítio face ao padrão de povoamento neolítico da Península de Lisboa, concentrado na parte mais meridional.
id RCAP_3732d31b53f10216da897f664ce01e60
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.EstremaduraPovoamentoNeolítico finalSettlementLate NeolithicO sítio do Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra), foi identificado em 2020 no âmbito de acompanhamento de uma empreitada. Situa-se numa encosta suave, de solos arenosos e a escassos metros de uma linha de água subsidiária do Rio Safarujo. A evidência artefactual parece indicar a presença um núcleo habitacional neolítico, possivelmente da segunda metade do 4º milénio, incluindo evidências de debitagem local em sílex, pedra polida e cerâmica manual, incluindo um fragmento de bordo denteado. As prospecções realizadas permitiram identificar possíveis ocorrências associadas ao Casal do Outeiro como grutas e cavidades sob rocha com materiais coevos. Discute-se este sítio face ao padrão de povoamento neolítico da Península de Lisboa, concentrado na parte mais meridional.Casal do Outeiro site (Encarnação, Mafra) was identified in 2020. It is located on a gentle slope, with sandy soils, a few meters from a water line subsidiary of the Safarujo River. The artefactual evidence seems to indicate the presence of a small neolithic settlement possibly from the second half of the 4th millenium, including evidence of local flint debitage, polished stone and manual ceramics, including a fragment of a denticulated rim. The surveys carried out allowed to identify other sites associated with Casal do Outeiro as caves and rock-shelters with coeval materials. This site is analysed regarding the neolithic patterns settlements of the Lisbon Peninsular, mostly located in the southern part.Associação dos Arqueólogos Portugueses / CITCEMRepositório da Universidade de LisboaDelicado, CátiaCosta, Carlos Maneira eMiranda, MartaSousa, Ana Catarina2020-11-25T11:01:53Z20202020-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45007porDelicado, C. S., Costa, C. M. e., Miranda, M., & Sousa, A. C. (2020). Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra): novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa. In José Morais Arnaud, César Neves, & Andrea Martins (Eds.), Arqueologia em Portugal 2020 - Estado da Questão (pp. 857-872). Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses / CITCEM.978-972-9451-89-810.21747/978-989-8970-25-1/arqa62info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:00:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:00:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
title Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
spellingShingle Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
Delicado, Cátia
Estremadura
Povoamento
Neolítico final
Settlement
Late Neolithic
title_short Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
title_full Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
title_fullStr Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
title_full_unstemmed Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
title_sort Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra) : novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa.
author Delicado, Cátia
author_facet Delicado, Cátia
Costa, Carlos Maneira e
Miranda, Marta
Sousa, Ana Catarina
author_role author
author2 Costa, Carlos Maneira e
Miranda, Marta
Sousa, Ana Catarina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Delicado, Cátia
Costa, Carlos Maneira e
Miranda, Marta
Sousa, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Estremadura
Povoamento
Neolítico final
Settlement
Late Neolithic
topic Estremadura
Povoamento
Neolítico final
Settlement
Late Neolithic
description O sítio do Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra), foi identificado em 2020 no âmbito de acompanhamento de uma empreitada. Situa-se numa encosta suave, de solos arenosos e a escassos metros de uma linha de água subsidiária do Rio Safarujo. A evidência artefactual parece indicar a presença um núcleo habitacional neolítico, possivelmente da segunda metade do 4º milénio, incluindo evidências de debitagem local em sílex, pedra polida e cerâmica manual, incluindo um fragmento de bordo denteado. As prospecções realizadas permitiram identificar possíveis ocorrências associadas ao Casal do Outeiro como grutas e cavidades sob rocha com materiais coevos. Discute-se este sítio face ao padrão de povoamento neolítico da Península de Lisboa, concentrado na parte mais meridional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T11:01:53Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45007
url http://hdl.handle.net/10451/45007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Delicado, C. S., Costa, C. M. e., Miranda, M., & Sousa, A. C. (2020). Casal do Outeiro (Encarnação, Mafra): novos contributos para o conhecimento do povoamento do Neolítico final na Península de Lisboa. In José Morais Arnaud, César Neves, & Andrea Martins (Eds.), Arqueologia em Portugal 2020 - Estado da Questão (pp. 857-872). Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses / CITCEM.
978-972-9451-89-8
10.21747/978-989-8970-25-1/arqa62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação dos Arqueólogos Portugueses / CITCEM
publisher.none.fl_str_mv Associação dos Arqueólogos Portugueses / CITCEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549109953822720