A construção do ethos em L’étranger de Albert Camus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Micaela Maria Assis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59539
Resumo: Dissertação de mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada
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spelling A construção do ethos em L’étranger de Albert CamusThe ethos building in Albert Camus' The StrangerHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Linguística Portuguesa e ComparadaEste trabalho de dissertação de mestrado, com o título A construção do ethos em L’étranger de Albert Camus, é uma análise linguística de um discurso literário. Inscreve se na área da Análise do Discurso de acordo, nomeadamente, com as propostas de Ruth Amossy (1999, 2010) e de Dominique Maingueneau (1991, 1999), em torno do conceito de ethos e a abordagem enunciativa e interacionista, na linha dos trabalhos desenvolvidos por Kerbrat Orecchioni (1980, 1992). Estabelecemos como objetivo global analisar os mecanismos linguísticos e os processos discursivos que concorrem para a construção dos diferentes ethe de Meursault, protagonista do romance. A nossa decisão em estudar a construção do ethos nesta obra de Albert Camus partiu da constatação de que as distintas imagens de si ou ethe construídos quer pelo protagonista do romance, quer pelas personagens que com ele interagem, impulsionam o desenvolvimento da trama narrativa, ou seja, as microimagens construídas do e pelo protagonista contribuem para a construção de um ethos global de “desajuste” que é central na compreensão dos sentidos da obra. Considerámos, assim, o universo ficcional de L'étranger como um ponto de partida para a estruturação da nossa análise. Como tal, distinguimos duas partes fundamentais em função dos dois episódios centrais da obra: o episódio do funeral e o episódio do julgamento. Esta organização estrutural pretende dar conta da articulação de dois pontos de vista distintos relativamente aos eventos ocorridos após a morte da mãe do protagonista que reflectem dois processos complementares de construção de ethe: o ethos na sua perspetiva de autoconstrução e de heteroconstrução. Estas perspetivas não são convergentes e, como tal, fundamentam a construção de diferentes ethe parcelares, como, o ethos de “estigmatizado”, de “indiferença”, de “insegurança”, de “monstro”, de “normalidade” e de “vulnerabilidade”, que convergem na construção de um ethos global de “desajuste”. No explicit da obra, existe, à luz dos conceitos do Absurdo, uma modificação do ethos de “desajuste”, na medida em que os sentidos globais da obra se centram fundamentalmente, não no “desajuste” individual de Meursault relativamente à sociedade, mas no “desajuste” da relação entre o Homem e o Mundo. Desta subversão decorre o ethos final de “herói absurdo”.This thesis, entitled The Ethos Building in Albert Camus' The Stranger, falls within the area of linguistic discourse analysis, drawing on the theoretical frameworks of Amossy (1999, 2010), Maingueneau (1991, 1999) and Kerbrat Orecchioni (1980, 1992), particularly focusing on the concept of ethos on an interactive and enunciative approach. Our main goal is to examine the underlying linguistic mechanisms as well as the discursive processes that contribute to build Meursault’s different images. We decided to analyze the building phenomenon in Albert Camus’ novel The Stranger after realizing that the different images of Meursault, the main character, play an important role in the development of the narrative, meaning that Meursault’s micro images of self, along with his images built by other characters decisively contribute to a better and much more enlightened understanding of the novel. We took in account the fictional universe of The Stranger as a starting point to organize our analysis, therefore dividing it in two major parts according with the two central episodes of the novel: the funeral and the trial. Such structure aims to articulate two distinct points of view in what concerns the events after the death of Meursault’s mother, each one reflecting a different, yet complementary process of image building: ethos of self and ethos in the perspective of others. These perspectives are non convergent, therefore sustaining the construction of diverse partial images, such as the ethos of "stigmatized", "indifference", "insecurity", "monstrosity", "normality" and "vulnerability". Those partial images subsequently contribute to build a universal ethos of “misfit”. The novel, in the light of the absurdist literature philosophy, reveals a transformation of the “misfit” ethos: it no longer reflects the mismatch, the incompatibility between Meursault, the individual, and the society, rather between humankind and world we live in. Such subversion ultimately contributes to define the ethos of “absurd hero”.Marques, AldinaUniversidade do MinhoAguiar, Micaela Maria Assis20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59539por201429330info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:32.358634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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