INOVAÇÃO E GOVERNANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL: EDUCAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES E DIRIGENTES DE PROJETOS SOCIAIS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20673 |
Resumo: | A inovação social passa por prototipar projetos educativos impactantes junto das novas gerações. A par disto, o desenvolvimento endógeno apela ao empreendedorismo social e a instituições educativas locais que lancem essas sementes em parceria com associações cooperativas de desenvolvimento económico, social e cultural. Neste artigo apresentamos o caminho que foi tomado desde a planificação da ação, passando por uma breve descrição das aulas, análise dos resultados aferidos, e ainda uma reflexão acerca das opiniões de todos aqueles que, sendo externos ao mesmo, trabalharam de perto com os intervenientes e sem os quais não faria sentido tirar quaisquer ilações. A questão de investigação que subjaz: “Qual o impacto de um projeto de empreendedorismo social numa escola pública?” ficou respondida: o impacto é visível nos alunos, que aumentaram de modo significativo as suas aceções acerca dos conceitos chave que pretendíamos alcançar. |
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INOVAÇÃO E GOVERNANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL: EDUCAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES E DIRIGENTES DE PROJETOS SOCIAISInnovación y gobernanza para las organizaciones de la economía social: educación juvenil para emprendedores sociales y gerentes de proyectos socialesINOVAÇÃO E GOVERNANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL: EDUCAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES E DIRIGENTES DE PROJETOS SOCIAISArtigosA inovação social passa por prototipar projetos educativos impactantes junto das novas gerações. A par disto, o desenvolvimento endógeno apela ao empreendedorismo social e a instituições educativas locais que lancem essas sementes em parceria com associações cooperativas de desenvolvimento económico, social e cultural. Neste artigo apresentamos o caminho que foi tomado desde a planificação da ação, passando por uma breve descrição das aulas, análise dos resultados aferidos, e ainda uma reflexão acerca das opiniões de todos aqueles que, sendo externos ao mesmo, trabalharam de perto com os intervenientes e sem os quais não faria sentido tirar quaisquer ilações. A questão de investigação que subjaz: “Qual o impacto de um projeto de empreendedorismo social numa escola pública?” ficou respondida: o impacto é visível nos alunos, que aumentaram de modo significativo as suas aceções acerca dos conceitos chave que pretendíamos alcançar.Social innovation comprises to prototype impacting educational projects among the new generations. Endogenous development calls for social entrepreneurship and local education institutions to throw the seeds together with development cooperatives for economic, social and cultural purposes. In this article it is enlightened the theoretical tools that were used to conceptualise our work, as well as the track we took since planning classes (according to the intended objectives), a brief description of those classes, the analysis of the results, and also the description and reflexion about the opinions of all those who, yet external to the project, worked close to it and without whose points of view, it wouldn’t make sense to project any findings. The investigation question was:” What is the impact of a social entrepreneurship’s project at a public school?” and it was possible to answer to it as it is visible in students, who heightened their acknowledgment concerning the key concepts we postponed.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20673por2182-9608Cordeiro, CláudiaOliveira, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:08.095232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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