Comunicação Verde: Estudo Empírico do Consumo de Produtos de Eficiência Energética no Setor Doméstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redondo, Sandra C J
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2246
Resumo: A comunicação verde pretende esclarecer o consumidor sobre as características ambientais dos produtos e ensinar-lhes a adquirir e a utilizá-los de uma forma mais sustentável. Neste sentido, a comunicação é uma das ferramentas para a mudança dos valores e hábitos deconsumo, pelo que é imprescindível informar e direcionar as necessidades e os desejos de consumo para produtos domésticos mais eficientes. O consumidor é cético a este tipo de campanhas de comunicação e apresenta dúvidas relativas à mensagem transmitida. Havendo um enorme desconhecimento, confusão e ceticismo em relação aos produtos de eficiência energética, é essencial que se comunique no sentido de informar e educar. Esta investigação pretende aprofundar o conhecimento do perfil do comportamento do consumidor relativamente a produtos mais eficientes no sector doméstico, e identificar se as campanhas de comunicação condicionam ou não as suas decisões. Após análise dos dados foi constatado que os consumidores consideram que as campanhas de comunicação influenciam o seu comportamento relativamente à aquisição de produtos com melhor eficiência no entanto, e contraditoriamente apresentam algum ceticismo perante estas campanhas.
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