Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22634
Resumo: Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura.
id RCAP_374eb93cd922135ad4ce52debf60094a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leituraLeituraAcuidade leitoraVelocidade leitoraOs problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura.Universidade do MinhoRibeiro, MartaRibeiro, Iolanda da Silva2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22634porhttp://pec.ispgaya.pt/default.asp?link=_Volume%20XIV,%20N%BA%201%20-%20Maio%20de%202010&Num=587&Vol=26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:33.152817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
title Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
spellingShingle Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
Ribeiro, Marta
Leitura
Acuidade leitora
Velocidade leitora
title_short Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
title_full Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
title_fullStr Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
title_full_unstemmed Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
title_sort Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura
author Ribeiro, Marta
author_facet Ribeiro, Marta
Ribeiro, Iolanda da Silva
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marta
Ribeiro, Iolanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Acuidade leitora
Velocidade leitora
topic Leitura
Acuidade leitora
Velocidade leitora
description Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitora. O programa a ser aplicado em pequenos grupos prevê a realização de um diagnóstico prévio. Foram contemplados no seu delineamento actividades leitura sombra, leituras repetidas, leitura e exploração de histórias, registo dos ganhos individuais. É efectuada um confronto entre as opções tomadas e as orientações da literatura na construção de programas no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22634
url http://hdl.handle.net/1822/22634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pec.ispgaya.pt/default.asp?link=_Volume%20XIV,%20N%BA%201%20-%20Maio%20de%202010&Num=587&Vol=26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133117993189376