Formas de percecionar a estrutura de um programa de mentoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Emília
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Loureiro, Cátia, Marques, Tânia, Loureiro, André, Contente, Olga, Matos, Cristina, Marques Santos, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0207e.04.00385
Resumo: Introdução: No âmbito do projeto “Verão com Ciência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um guia orientador para a criação e implementação de um Programa de Mentoria (PM), enquanto promotor de práticas de inclusão em todas as Unidades Orgânicas (UO) da Instituição de Ensino Superior. Objetivos: Este artigo científico tem como objetivos: (i) Caracterizar o Programa de Mentoria implementado na Instituição de Ensino Superior através do projeto piloto em duas Unidades Orgânicas; (ii) Comparar a estrutura do PM implementado, com outras experiências e programas similares noutras instituições do ensino superior; (iii) Apresentar uma proposta de estrutura do PM a ser implementado na Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, de acordo com as melhorias e constrangimentos identificados, quer no projeto piloto, quer em experiências similares nas Universidades de Lisboa e Porto. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas na Instituição de Ensino Superior”, bem como dados recolhidos por meio de entrevista semiestruturada, a dois mentores e quatro mentorados envolvidos em projetos de mentoria noutras instituições de ensino superior, com especial enfase na informação relativa à caracterização da implementação do PM. Revisão bibliográfica sobre a temática “Mentoria no Ensino Superior, associados ao estudo dos relatos recolhidos. (Silva et al., 2007). Resultados: Os resultados obtidos ao nível das duas principais categorias “Conceitos centrais à Mentoria” e “Caracterização do Programa de Mentoria” revelaram que algumas subcategorias e subespecificações semelhantes no estudo piloto e estudo atual estão de acordo com a literatura acerca da implementação de Programas de Mentoria. Conclusão: Perante a análise dos dados recolhidos, é possível afirmar que a implementação de programas de Mentoria é uma mais valia para o acolhimento dos estudantes recém-chegados e para a consolidação de boas práticas de inclusão no ensino superior.
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spelling Formas de percecionar a estrutura de um programa de mentoriaFormas de percibir la estructura de un programa de mentoríaFormas de percecionar a estrutura de um programa de mentoriaLife and Healthcare SciencesIntrodução: No âmbito do projeto “Verão com Ciência”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um guia orientador para a criação e implementação de um Programa de Mentoria (PM), enquanto promotor de práticas de inclusão em todas as Unidades Orgânicas (UO) da Instituição de Ensino Superior. Objetivos: Este artigo científico tem como objetivos: (i) Caracterizar o Programa de Mentoria implementado na Instituição de Ensino Superior através do projeto piloto em duas Unidades Orgânicas; (ii) Comparar a estrutura do PM implementado, com outras experiências e programas similares noutras instituições do ensino superior; (iii) Apresentar uma proposta de estrutura do PM a ser implementado na Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, de acordo com as melhorias e constrangimentos identificados, quer no projeto piloto, quer em experiências similares nas Universidades de Lisboa e Porto. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas na Instituição de Ensino Superior”, bem como dados recolhidos por meio de entrevista semiestruturada, a dois mentores e quatro mentorados envolvidos em projetos de mentoria noutras instituições de ensino superior, com especial enfase na informação relativa à caracterização da implementação do PM. Revisão bibliográfica sobre a temática “Mentoria no Ensino Superior, associados ao estudo dos relatos recolhidos. (Silva et al., 2007). Resultados: Os resultados obtidos ao nível das duas principais categorias “Conceitos centrais à Mentoria” e “Caracterização do Programa de Mentoria” revelaram que algumas subcategorias e subespecificações semelhantes no estudo piloto e estudo atual estão de acordo com a literatura acerca da implementação de Programas de Mentoria. Conclusão: Perante a análise dos dados recolhidos, é possível afirmar que a implementação de programas de Mentoria é uma mais valia para o acolhimento dos estudantes recém-chegados e para a consolidação de boas práticas de inclusão no ensino superior.Introduction: Within the scope of the “Summer with Science” project, funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), the present work aimed to develop a guiding guide for the creation and implementation of a Mentoring Program (PM), while promoter of inclusion practices in all Organic Units (OU) of the Higher Education Institution (HEI). Objectives: This scientific article aims to: (i) Characterize the Mentoring Program implemented at the Higher Education Institution through the pilot project in two Organic Units; (ii) Compare the structure of the implemented PM, with other experiences and similar programs in other higher education institutions; (iii) Present a proposal for a PM structure to be implemented at the Higher Education Institution, starting in September 2020, according to the improvements and constraints identified, both in the pilot project and in similar experiences at the Universities of Lisbon and Porto. Methods: Descriptive and exploratory study, of qualitative nature. Analysis of the data collected in the pilot project “Inclusive Practices at the Higher Education Institution”, as well as data collected through semi-structured interviews, with two mentors and four mentors involved in mentoring projects in other higher education institutions, with a special focus on information related to characterization of the PM implementation. Bibliographic review on the theme “Mentoring in Higher Education, associated with the study of the collected reports. (Silva et al., 2007). Results: The results obtained at the level of the two main categories “Concepts central to Mentoring” and “Characterization ofthe Mentoring Program” revealed that some similar subcategories and specifications emerged in the pilot study and current study are in accordance with the literature on the implementation of Programs of Mentoring. Conclusion: In view of the analysis of the data collected, it is possible to affirm that the implementation of Mentoring programs is an unavoidable asset for welcoming newly arrived students and for the consolidation of good inclusion practices in higher education.Introducción: En el marco del proyecto “Verano con ciencia”, financiado por la Fundación para la Ciencia y la Tecnología (FCT), el presente trabajo tuvo como objetivo desarrollar una guía orientadora para la creación e implementación de un Programa de Mentoría (PM), mientras promotor de prácticas de inclusión en todas las Unidades Orgánicas (UO) de la institución de Ensino Superior. Objetivos: Este artículo científico tiene como objetivo: (i) Caracterizar el Programa de Mentoría implementado en el Instituição de Ensino Superior a través del proyecto piloto en dos Unidades Orgánicas; (ii) Comparar la estructura del PM implementado, con otras experiencias y programas similares en otras instituciones de educación superior; (iii) Presentar una propuesta para la implementación de una estructura de PM en el Instituição de Ensino Superior, a partir de septiembre de 2020, de acuerdo con las mejoras y limitaciones identificadas, tanto en el proyecto piloto como en experiencias similares en las Universidades de Lisboa y Oporto. Métodos: Estudio descriptivo y exploratorio, de carácter cualitativo. Análisis de los datos recopilados en el proyecto piloto “Prácticas inclusivas en el Instituição de Ensino Superior”, así como datos recopilados a través de entrevistas semiestructuradas, con dos mentores y cuatro mentores involucrados en proyectos de mentoría en otras instituciones de educación superior, con especial énfasis en la información relacionada con caracterización de la implementación de PM. Revisión bibliográfica sobre el tema “Mentoring en Educación Superior, asociado al estudio de los informes recopilados. (Silva et al., 2007). Resultados: Los resultados obtenidos a nivel de las dos categorías principales “Conceptos centrales de la Mentoring” y “Caracterización del Programa de Mentoring” revelaron que algunas subcategorías y especificaciones similares surgieron en el estudio piloto y el estudio actual están de acuerdo con la literatura sobre la implementación de Programas. de tutoría. Conclusión: A la vista del análisis de los datos recolectados, es posible afirmar que la implementación de programas de Mentoring es un activo ineludible para la acogida de estudiantes recién llegados y para la consolidación de buenas prácticas de inclusión en la educación superior.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0207e.04.00385por1647-662X0873-3015Coutinho, EmíliaLoureiro, CátiaMarques, TâniaLoureiro, AndréContente, OlgaMatos, CristinaMarques Santos, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:33.522900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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