O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Luena Fernandes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/179
Resumo: Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Encenação
id RCAP_3755248690bb790ae68d8e770c771562
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O monstro e o duplo na criação cénica de Still FrankFrankensteinMonstroDuploTeatro anatómicoSofrimentoFrankenstein monsterDoubleAnatomical theaterSufferingDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em EncenaçãoEsta reflexão concretiza o Trabalho de Projecto que consiste na criação e encenação de um concerto intitulado Still Frank, com textos originais do poeta e dramaturgo Daniel Jonas e música de Rui Lima, Sérgio Martins e Pedro Cardoso. O espectáculo está inserido no programa da companhia Teatro Bruto e foi apresentado no TeCA – Teatro Carlos Alberto, em Dezembro de 2010, na cidade do Porto. Pretendo com a criação deste objecto cénico reflectir sobre a dualidade intrínseca ao processo de criação, na relação do criador com a criatura, do encenador com o espectáculo, do actor com a personagem, do real com a ficção. A criação como algo que, sendo proveniente do indivíduo, posteriormente ganha forma numa entidade autónoma que sobrevive ao sujeito a partir do qual se originou e se duplicou e com o qual partilha uma identificação. O conceito de duplo, de monstro e o mito «Frankenstein» estarão na base de toda a pesquisa e fundamentação para a criação do espectáculo Still Frank e, na minha reflexão teórica, devidamente distanciada do objecto cénico criado. Mas este trabalho não se detém somente na análise e reflexão do processo de encenação de Still Frank; ele consubstancia o meu percurso enquanto encenadora, cenógrafa e figurinista, indissociável do projecto artístico da companhia Teatro Bruto, nascida nos anos noventa, na cidade do Porto, e do trabalho de partilha e identificação artística de um núcleo de criadores com quem tenho colaborado.ABSTRACT - This reflection materializes the Work Project that consists of the creation and staging of a concert entitled Still Frank, with original texts by poet and playwright Daniel Jonas and music by Rui Lima, Sérgio Martins and Pedro Cardoso. The play belongs to Teatro Bruto’s program and was presented in TECA - Teatro Carlos Alberto, Porto, December 2010. With the creation of this scenic object I wish to reflect the intrinsic duality of the creation process, the relation between creator and creature, director and the show, actor with the character, reality and fiction. The creation as something that, coming from the individual, progressively takes shape in an autonomous entity that survives beyond the subject from which its originated and doubled and with which shares an identification. The concept of double, monster and the myth of 'Frankenstein' will underpin all the research and inquest for the creation of Still Frank and, in my theoretical reflection, properly distanced from the scenic object created. But this work doesn’t stop in the analysis and reflection of the directing process of Frank Still, he embodies my journey as a director, set designer and costume designer, inseparable from the artistic project of the company Teatro Bruto, born in the nineties in the city of Porto, and the artistic-sharing and identification of a core of creators with whom I collaborated.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaCarinhas, NunoRCIPLSousa, Ana Luena Fernandes de2011-10-11T09:49:39Z2011-07-142011-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/179TID:201011131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:35.207674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
title O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
spellingShingle O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
Sousa, Ana Luena Fernandes de
Frankenstein
Monstro
Duplo
Teatro anatómico
Sofrimento
Frankenstein monster
Double
Anatomical theater
Suffering
title_short O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
title_full O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
title_fullStr O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
title_full_unstemmed O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
title_sort O monstro e o duplo na criação cénica de Still Frank
author Sousa, Ana Luena Fernandes de
author_facet Sousa, Ana Luena Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Eugénia
Carinhas, Nuno
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Luena Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Frankenstein
Monstro
Duplo
Teatro anatómico
Sofrimento
Frankenstein monster
Double
Anatomical theater
Suffering
topic Frankenstein
Monstro
Duplo
Teatro anatómico
Sofrimento
Frankenstein monster
Double
Anatomical theater
Suffering
description Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização em Encenação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-11T09:49:39Z
2011-07-14
2011-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/179
TID:201011131
url http://hdl.handle.net/10400.21/179
identifier_str_mv TID:201011131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133355896209408