A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11767 |
Resumo: | A presente investigação pretende avaliar os objectivos da comunicação empresarial sobre responsabilidade social e identificar os traços comuns da linguagem utilizada. Utilizando os sítios de internet como fontes de dados, procurou-se estabelecer um mapa conceptual desta comunicação que permitisse identificar os objectivos que lhe estão subjacentes. Para a investigação foi seguido o método preceituado pela Grounded Theory sobre as declarações relativas a responsabilidade social das empresas recolhidas nos sítios de internet das 10 empresas consideradas como melhores em termos de responsabilidade social e das 10 maiores empresas a actuar em Portugal. Os resultados obtidos permitem relevar o papel único da internet como espaçofronteira entre a empresa e o seu meio envolvente, um espaço de confirmação para os stakeholders internos e de legitimação perante os stakeholders externos. A comunicação estabelecida através da internet tem como principal objectivo a construção de uma identidade organizacional que possibilite a sobrevivência no longoprazo, organizando as empresas esta comunicação por stakeholder e dando prioridade àqueles que maior impacto têm na sua acção. |
id |
RCAP_3763cbbc22d800d179586769f7c31d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade socialResponsabilidade socialÉticaIdentidadeImagem-objectivoInternetEspaço-atriumTomada de posiçãoStakeholderA presente investigação pretende avaliar os objectivos da comunicação empresarial sobre responsabilidade social e identificar os traços comuns da linguagem utilizada. Utilizando os sítios de internet como fontes de dados, procurou-se estabelecer um mapa conceptual desta comunicação que permitisse identificar os objectivos que lhe estão subjacentes. Para a investigação foi seguido o método preceituado pela Grounded Theory sobre as declarações relativas a responsabilidade social das empresas recolhidas nos sítios de internet das 10 empresas consideradas como melhores em termos de responsabilidade social e das 10 maiores empresas a actuar em Portugal. Os resultados obtidos permitem relevar o papel único da internet como espaçofronteira entre a empresa e o seu meio envolvente, um espaço de confirmação para os stakeholders internos e de legitimação perante os stakeholders externos. A comunicação estabelecida através da internet tem como principal objectivo a construção de uma identidade organizacional que possibilite a sobrevivência no longoprazo, organizando as empresas esta comunicação por stakeholder e dando prioridade àqueles que maior impacto têm na sua acção.NSBE - UNLRUNCosta, Nuno Guimarães da2014-03-21T11:31:15Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:24Zoai:run.unl.pt:10362/11767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:31.427249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
title |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
spellingShingle |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social Costa, Nuno Guimarães da Responsabilidade social Ética Identidade Imagem-objectivo Internet Espaço-atrium Tomada de posição Stakeholder |
title_short |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
title_full |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
title_fullStr |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
title_full_unstemmed |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
title_sort |
A transformação dos valores em valor: a internet como "atrium" para a comunicação da resposabilidade social |
author |
Costa, Nuno Guimarães da |
author_facet |
Costa, Nuno Guimarães da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Nuno Guimarães da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Ética Identidade Imagem-objectivo Internet Espaço-atrium Tomada de posição Stakeholder |
topic |
Responsabilidade social Ética Identidade Imagem-objectivo Internet Espaço-atrium Tomada de posição Stakeholder |
description |
A presente investigação pretende avaliar os objectivos da comunicação empresarial sobre responsabilidade social e identificar os traços comuns da linguagem utilizada. Utilizando os sítios de internet como fontes de dados, procurou-se estabelecer um mapa conceptual desta comunicação que permitisse identificar os objectivos que lhe estão subjacentes. Para a investigação foi seguido o método preceituado pela Grounded Theory sobre as declarações relativas a responsabilidade social das empresas recolhidas nos sítios de internet das 10 empresas consideradas como melhores em termos de responsabilidade social e das 10 maiores empresas a actuar em Portugal. Os resultados obtidos permitem relevar o papel único da internet como espaçofronteira entre a empresa e o seu meio envolvente, um espaço de confirmação para os stakeholders internos e de legitimação perante os stakeholders externos. A comunicação estabelecida através da internet tem como principal objectivo a construção de uma identidade organizacional que possibilite a sobrevivência no longoprazo, organizando as empresas esta comunicação por stakeholder e dando prioridade àqueles que maior impacto têm na sua acção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2014-03-21T11:31:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11767 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NSBE - UNL |
publisher.none.fl_str_mv |
NSBE - UNL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137846186999808 |