O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jean Carlos da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes, Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27260
Resumo: O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas, em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica, tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
id RCAP_376841e61111e4c6220d9b66ca5bb7b2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismoTecnologias de Informação e ComunicaçãoNarrativas HipertextuaisEnsino de JornalismoEducação MultimídiaO avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas, em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica, tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.The advance of globalization and the explosion of web 2.0 and Information and Communication Technologies (ICT) began to influence newsrooms, as well as impact on the processes of production, transmission and consumption of news. These changes took place not only in the professional field, but also in the academic formation of the journalist of the future. Due to the need of a multimedia professional, journalism courses underwent different curricular changes to improve the content that is taught in the classroom in view of the new trends of the labor market, inserting, in its curriculum, topics like ‘Practices of Multimedia Journalism’ and ‘Culture of the Media ‘, with a view to discussing the current technological revolution and its implications for doing journalism in the 21st century. In view of this, it was possible to work with Hypertextual Narratives as a pedagogical methodology, since they interconnect different blocks of content (text, images, videos, audios and infographics) in the same network and provides cognitive flexibility. Learning with Hypertextual Narratives is necessary both in the educational practice and training of these professionals, as in social practice and procedural complexity to deal with the variety and quantity of information and technological resources produced in the spaces of action. This paper reviews the literature to reflect on the role of Hypertextual Narratives as a pedagogical methodology in the teaching-learning process of journalism students. This study observed that Hypertextual Narratives provide interaction and collaborative construction of knowledge in the classroom, as well as the development of skills in writing, reading, interpreting texts, hypertexts and dealing with ICT in the current scenario of the Convergence Age that society has been witnessing.Universidade Federal do Maranhão2020-01-09T18:06:25Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27260porMonteiro, Jean Carlos da SilvaRodrigues, Sannya Fernanda NunesMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:47Zoai:ria.ua.pt:10773/27260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:04.496997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
spellingShingle O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
Monteiro, Jean Carlos da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação
Narrativas Hipertextuais
Ensino de Jornalismo
Educação Multimídia
title_short O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_full O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_fullStr O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_full_unstemmed O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
title_sort O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
author Monteiro, Jean Carlos da Silva
author_facet Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author_role author
author2 Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jean Carlos da Silva
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Narrativas Hipertextuais
Ensino de Jornalismo
Educação Multimídia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Narrativas Hipertextuais
Ensino de Jornalismo
Educação Multimídia
description O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas, em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica, tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2020-01-09T18:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27260
url http://hdl.handle.net/10773/27260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137655689052160