Comportamento informacional dos Técnicos de Radiologia: um estudo sobre as necessidades, hábitos e preferências na gestão das fontes de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rui
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Carlos, Gama, Zenewton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17934
Resumo: Introdução: A prática profissional do Técnico de Radiologia deve ser constantemente revista e questionada com base nas melhores evidências científicas, potenciando a melhoria da qualidade do serviço e a segurança do utente. Desta forma, o objetivo deste trabalho de investigação consistiu em analisar o comportamento informacional dos técnicos de radiologia durante a sua prática clínica. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo do tipo descritivo, tendo-se recorrido à aplicação de um inquérito por questionário auto-aplicativo a todos os técnicos de radiologia a exercerem funções nos serviços de radiologia da região do Algarve (Portugal) de médio ou grande dimensão. Resultados: Os participantes (n=62, taxa de resposta de 61.4%) pertenciam a quatro serviços de radiologia e indicaram que as fontes de informação mais utilizadas pelos técnicos de radiologia são os motores de busca na Internet (48.4%), seguidos pela consulta a colegas mais experientes (38.7%) e sites de saúde ou outras ferramentas de pesquisa médica (37.1%). 9.7% não utilizou qualquer fonte de informação no último mês. Além disso, constatou-se que as dúvidas mais frequentes no contexto clínico do técnico de radiologia são relativas ao princípio da “Otimização” (29.8%), aos “Parâmetros técnicos de aquisição” (16.1%) e ao princípio da Justificação (13.7%). Conclusão: Os técnicos de radiologia devem melhorar os seus estadios de desenvolvimento no processo de busca de informações, através de capacitação adequada, de forma a garantirem o suporte e estratégias necessárias ao aumento da eficácia na pesquisa de informações úteis para uma prática clínica de excelência.
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