Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dulyanska, Y.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Esteves, Bruno, Guiné, Raquel, Ferreira, José, Domingos, Idalina, Lopes, Rogério, Lima, Maria, Correia, Paula, Fragata, Anabela, Ferreira, Manuela, Barroca, Maria João, Silva, Aida, Lopes, Luísa P. Cruz
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8493
Resumo: A agroecologia, combina princípios ecológicos com práticas agrícolas, tem ganho crescente relevância no desenvolvimento de práticas sustentáveis. Esta área valoriza não apenas a produção eficiente de alimentos, mas também a utilização responsável e inovadora dos resíduos agrícolas. Neste contexto, a análise de produtos derivados de cultivos frutícolas, como a caroço de cereja (Prunus avium L.), mostra ser uma área promissora para a identificação de novas estratégias de valor acrescentado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o material liquefeito de caroço de cereja doce (Prunus avium L.) e apresentar novas estratégias de valor acrescentado para as possíveis transformações deste produto. Utilizando a espectroscopia FTIR-ATR, foram investigados tanto o material liquefeito quanto os resíduos sólidos resultantes destas liquefações, além do material original de Prunus avium L. Os resultados obtidos demonstram que o material original e o resíduo sólido liquefeito apresentam espectros semelhantes, enquanto as principais diferenças foram observadas entre o material original e o material liquefeito. Estas diferenças indicam potenciais caminhos para o aproveitamento eficiente e sustentável dos resíduos, promovendo a valorização de subprodutos agrícolas e contribuindo para um modelo de produção mais ecológico e economicamente viável. Desta forma, este estudo insere-se na linha de pesquisas que visam fortalecer a sustentabilidade na agricultura, através da inovação e da otimização dos resíduos agrícolas.
id RCAP_377c9cba96b5369d760824f10e1d24ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATRAgroecologiaPrunus avium L.espectroscopia FTIR-ATRvalorização de subprodutos.A agroecologia, combina princípios ecológicos com práticas agrícolas, tem ganho crescente relevância no desenvolvimento de práticas sustentáveis. Esta área valoriza não apenas a produção eficiente de alimentos, mas também a utilização responsável e inovadora dos resíduos agrícolas. Neste contexto, a análise de produtos derivados de cultivos frutícolas, como a caroço de cereja (Prunus avium L.), mostra ser uma área promissora para a identificação de novas estratégias de valor acrescentado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o material liquefeito de caroço de cereja doce (Prunus avium L.) e apresentar novas estratégias de valor acrescentado para as possíveis transformações deste produto. Utilizando a espectroscopia FTIR-ATR, foram investigados tanto o material liquefeito quanto os resíduos sólidos resultantes destas liquefações, além do material original de Prunus avium L. Os resultados obtidos demonstram que o material original e o resíduo sólido liquefeito apresentam espectros semelhantes, enquanto as principais diferenças foram observadas entre o material original e o material liquefeito. Estas diferenças indicam potenciais caminhos para o aproveitamento eficiente e sustentável dos resíduos, promovendo a valorização de subprodutos agrícolas e contribuindo para um modelo de produção mais ecológico e economicamente viável. Desta forma, este estudo insere-se na linha de pesquisas que visam fortalecer a sustentabilidade na agricultura, através da inovação e da otimização dos resíduos agrícolas.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDulyanska, Y.Esteves, BrunoGuiné, RaquelFerreira, JoséDomingos, IdalinaLopes, RogérioLima, MariaCorreia, PaulaFragata, AnabelaFerreira, ManuelaBarroca, Maria JoãoSilva, AidaLopes, Luísa P. Cruz2024-09-09T09:08:25Z20242024-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8493porDulyanska Y, Esteves B, Guiné R, Ferreira J, Domingos I, Lopes R, Lima M, Correia P, Fragata A, Ferreira M, Barroca M, Silva A, Cruz-Lopes L (2024) Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR, in Livro de atas do XCIA – X Congresso Internacional de Agroecologia, Viseu, pp. 1195-1199.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-14T02:32:15Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-14T02:32:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
title Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
spellingShingle Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
Dulyanska, Y.
Agroecologia
Prunus avium L.
espectroscopia FTIR-ATR
valorização de subprodutos.
title_short Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
title_full Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
title_fullStr Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
title_full_unstemmed Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
title_sort Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR
author Dulyanska, Y.
author_facet Dulyanska, Y.
Esteves, Bruno
Guiné, Raquel
Ferreira, José
Domingos, Idalina
Lopes, Rogério
Lima, Maria
Correia, Paula
Fragata, Anabela
Ferreira, Manuela
Barroca, Maria João
Silva, Aida
Lopes, Luísa P. Cruz
author_role author
author2 Esteves, Bruno
Guiné, Raquel
Ferreira, José
Domingos, Idalina
Lopes, Rogério
Lima, Maria
Correia, Paula
Fragata, Anabela
Ferreira, Manuela
Barroca, Maria João
Silva, Aida
Lopes, Luísa P. Cruz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Dulyanska, Y.
Esteves, Bruno
Guiné, Raquel
Ferreira, José
Domingos, Idalina
Lopes, Rogério
Lima, Maria
Correia, Paula
Fragata, Anabela
Ferreira, Manuela
Barroca, Maria João
Silva, Aida
Lopes, Luísa P. Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Prunus avium L.
espectroscopia FTIR-ATR
valorização de subprodutos.
topic Agroecologia
Prunus avium L.
espectroscopia FTIR-ATR
valorização de subprodutos.
description A agroecologia, combina princípios ecológicos com práticas agrícolas, tem ganho crescente relevância no desenvolvimento de práticas sustentáveis. Esta área valoriza não apenas a produção eficiente de alimentos, mas também a utilização responsável e inovadora dos resíduos agrícolas. Neste contexto, a análise de produtos derivados de cultivos frutícolas, como a caroço de cereja (Prunus avium L.), mostra ser uma área promissora para a identificação de novas estratégias de valor acrescentado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o material liquefeito de caroço de cereja doce (Prunus avium L.) e apresentar novas estratégias de valor acrescentado para as possíveis transformações deste produto. Utilizando a espectroscopia FTIR-ATR, foram investigados tanto o material liquefeito quanto os resíduos sólidos resultantes destas liquefações, além do material original de Prunus avium L. Os resultados obtidos demonstram que o material original e o resíduo sólido liquefeito apresentam espectros semelhantes, enquanto as principais diferenças foram observadas entre o material original e o material liquefeito. Estas diferenças indicam potenciais caminhos para o aproveitamento eficiente e sustentável dos resíduos, promovendo a valorização de subprodutos agrícolas e contribuindo para um modelo de produção mais ecológico e economicamente viável. Desta forma, este estudo insere-se na linha de pesquisas que visam fortalecer a sustentabilidade na agricultura, através da inovação e da otimização dos resíduos agrícolas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-09T09:08:25Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8493
url http://hdl.handle.net/10400.19/8493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dulyanska Y, Esteves B, Guiné R, Ferreira J, Domingos I, Lopes R, Lima M, Correia P, Fragata A, Ferreira M, Barroca M, Silva A, Cruz-Lopes L (2024) Análise agroecológica de caroços de cereja liquefeitos utilizando FTIR-ATR, in Livro de atas do XCIA – X Congresso Internacional de Agroecologia, Viseu, pp. 1195-1199.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547177587638272