Flow e bem-estar na utilização das redes sociais : realidade ou ficção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Adriana Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9268
Resumo: Na contemporaneidade, temos presenciado à importância crescente da internet na vida dos indivíduos. As redes sociais, desde a sua criação, têm aumentado o número de utilizadores, estando a tornar-se numa das mais frequentes ferramentas de interação social. No entanto, não é ainda claro o impacto que estas plataformas têm na qualidade da experiência subjetiva e no bem-estar dos indivíduos. O presente estudo tem assim como objetivo principal analisar as experiências de flow na utilização das redes sociais e compreender o impacto que essas experiências têm no afeto, na satisfação e no bem-estar dos seus utilizadores. Participaram neste estudo 150 indivíduos adultos, 75 de cada sexo, com idades que variam desde os 18 aos 65 anos, com uma média das idades de 27,51 anos. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Questionário de Flow, à Escala de Satisfação com a Vida, ao PANAS - Positive and Negative Affect Schedule, e à versão reduzida das Escalas de Bem-Estar Psicológico. Os resultados obtidos, de modo geral, confirmam as hipóteses formuladas. Verificou-se que os níveis de flow associam-se e têm um efeito significativo quer no bem-estar psicológico, quer no bem-estar subjetivo. Os preditores significativos da experiência de flow na utilização das redes sociais são a frequência de utilização das redes e o bem-estar psicológico. Já o bem-estar subjetivo, que inclui a satisfação com a vida, o afeto positivo e o afeto negativo, não surge como preditor significativo da experiência de flow. Este estudo permitiu-nos avaliar as dimensões do Flow, a qualidade da experiência subjetiva e os níveis de bem-estar associados à utilização das redes sociais num grupo de indivíduos adultos.
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