Perspectivas sobre o conhecimento científico no ensino da filosofia no ensino secundário - O estatuto do conhecimento científico segundo Karl Popper e Thomas Kuhn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pereira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/123455
Resumo: Numa primeira parte do meu relatório, apresento uma descrição resumida do meu estágio na Escola Secundária de Miraflores, durante o ano lectivo 2019/2020, onde faço uma descrição desta escola. Descrevo as minhas aprendizagens no núcleo de estágio em que me inseri, nas iniciativas organizadas no Plano Anual de Actividades (P.A.A.) e nas aulas assistidas da professora Alice Santos e do meu colega de estágio. Para terminar esta parte, conto a minhas primeiras experiências de leccionação no ensino oficial, começando por fazer uma apresentação geral das minhas turmas, para enumerar, de seguida, alguns objectivos presentes na orientação das minhas aulas e algumas considerações sobre os recursos e as estratégias que empreguei. Na segunda parte, elaboro um estudo sobre as epistemologias de Popper e Kuhn. Neste estudo, concentro-me primeiramente num aspecto que considero ser importante para compreender estas duas concepções da ciência: a circunstância de haver um movimento ou uma mudança constantes das teorias em ciência. De seguida, exponho algumas das consequências mais benéficas de considerarmos este aspecto das teorias científicas: a convicção de que não podemos aceitar as teorias sem as questionar. Rejeitado o dogmatismo, considero as duas alterativas possíveis: o espírito crítico e o cepticismo. Para terminar, examino o impacto destas perspectivas num contexto educativo.
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