Perspectivas sobre o conhecimento científico no ensino da filosofia no ensino secundário - O estatuto do conhecimento científico segundo Karl Popper e Thomas Kuhn
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/123455 |
Resumo: | Numa primeira parte do meu relatório, apresento uma descrição resumida do meu estágio na Escola Secundária de Miraflores, durante o ano lectivo 2019/2020, onde faço uma descrição desta escola. Descrevo as minhas aprendizagens no núcleo de estágio em que me inseri, nas iniciativas organizadas no Plano Anual de Actividades (P.A.A.) e nas aulas assistidas da professora Alice Santos e do meu colega de estágio. Para terminar esta parte, conto a minhas primeiras experiências de leccionação no ensino oficial, começando por fazer uma apresentação geral das minhas turmas, para enumerar, de seguida, alguns objectivos presentes na orientação das minhas aulas e algumas considerações sobre os recursos e as estratégias que empreguei. Na segunda parte, elaboro um estudo sobre as epistemologias de Popper e Kuhn. Neste estudo, concentro-me primeiramente num aspecto que considero ser importante para compreender estas duas concepções da ciência: a circunstância de haver um movimento ou uma mudança constantes das teorias em ciência. De seguida, exponho algumas das consequências mais benéficas de considerarmos este aspecto das teorias científicas: a convicção de que não podemos aceitar as teorias sem as questionar. Rejeitado o dogmatismo, considero as duas alterativas possíveis: o espírito crítico e o cepticismo. Para terminar, examino o impacto destas perspectivas num contexto educativo. |
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Perspectivas sobre o conhecimento científico no ensino da filosofia no ensino secundário - O estatuto do conhecimento científico segundo Karl Popper e Thomas KuhnEnsino de FilosofiaKarl PopperThomas KuhnEpistemologiaEducaçãoAnti-dogmatismoDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNuma primeira parte do meu relatório, apresento uma descrição resumida do meu estágio na Escola Secundária de Miraflores, durante o ano lectivo 2019/2020, onde faço uma descrição desta escola. Descrevo as minhas aprendizagens no núcleo de estágio em que me inseri, nas iniciativas organizadas no Plano Anual de Actividades (P.A.A.) e nas aulas assistidas da professora Alice Santos e do meu colega de estágio. Para terminar esta parte, conto a minhas primeiras experiências de leccionação no ensino oficial, começando por fazer uma apresentação geral das minhas turmas, para enumerar, de seguida, alguns objectivos presentes na orientação das minhas aulas e algumas considerações sobre os recursos e as estratégias que empreguei. Na segunda parte, elaboro um estudo sobre as epistemologias de Popper e Kuhn. Neste estudo, concentro-me primeiramente num aspecto que considero ser importante para compreender estas duas concepções da ciência: a circunstância de haver um movimento ou uma mudança constantes das teorias em ciência. De seguida, exponho algumas das consequências mais benéficas de considerarmos este aspecto das teorias científicas: a convicção de que não podemos aceitar as teorias sem as questionar. Rejeitado o dogmatismo, considero as duas alterativas possíveis: o espírito crítico e o cepticismo. Para terminar, examino o impacto destas perspectivas num contexto educativo.Bernardo, Luís ManuelRUNSantos, João Pereira dos2021-08-31T10:57:48Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/123455TID:202579662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:04:46Zoai:run.unl.pt:10362/123455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:02.962357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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