Manuais escolares do 1º ciclo, entre currículo e programas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Fernando Manuel Margarido
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1040
Resumo: O presente trabalho propõe-se descrever as representações que os professores e alunos do1º ciclo e os encarregados de educação destes detêm dos manuais escolares, a forma como os utilizam, bem como a perspectivação do futuro dos mesmos no processo educativo, face à proliferação de meios e recursos curriculares e educativos. O livro é composto de duas partes, uma primeira em que, através da Teoria das Representações Sociais, tento compreender e enquadrar a problemática dos manuais escolares do 1º ciclo, bem como as funções que professores, alunos e encarregados de educação lhes atribuem, no desenvolvimento curricular e actividades de ensino e aprendizagem, dentro e fora das salas de aula. Na segunda parte, apresento o estudo empírico desenvolvido sob a metodologia de estudo de caso que se refere a uma escola do 1º ciclo, onde, como atrás referi, tentei inferir as representações e atitudes de professores, alunos e encarregados de educação face ao presente e futuro dos manuais escolares no contexto do processo educativo. ABSTRACT: The present work is considered to describe professors and pupils of the primary school and parents’ textbooks representations, how they use them, as well as they put in perspective the future of those instruments in the educative process, in view of the proliferation of learnig materials, curricular and educative means and resources. The book is composed of two parts, a first one where, based on the Theory of the Social Representations, I try to understand and to fit in the problematic of primary school textbooks, as well as the functions and roles that professors, pupils and parents attribute to them, in the curricular development and activities of teaching and learning, inside and outside of the classrooms. In the second part, I present the developed empirical study that, through a case study on a primary school, as related before, I tried to infer the representations and attitudes of professors, pupils and parents in view of the present and future of textbooks in the context of the educative process.
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