Investigação e formação no ensino superior: exemplos e potencialidades dos estudos etnográficos
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/22237 |
Resumo: | Este capítulo apresenta exemplos de estudos etnográficos que têm sido utilizados na formação de estudantes, sobretudo de pós-graduação, na Universidade do Minho, procurando conferir-lhes uma dimensão formativa e de compromisso social. A abordagem formativa tem em conta as dimensões teórico-conceptuais e metodológicas, assim como os próprios dinamismos sociais neles descritos. Defende-se que na investigação etnográfica o próprio trabalho de campo contém efeitos formativos, na medida em que visa promover um pensamento reflexivo e crítico com os profissionais e a população envolvidos. Neste sentido, o método etnográfico não se constitui apenas como um instrumento de recolha e análise de dados, assumindo-se também como um dispositivo de reflexão, participação e emancipação. É nesta perspetiva de pesquisa-intervenção que o próprio trabalho de campo etnográfico, concebido como um processo de aprendizagem coletiva, se pode constituir também como um processo de transformação social, e é nesta relação que a Etnografia e a Pedagogia Social se encontram, particularmente no contexto da investigação e formação no ensino superior. |
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Este capítulo apresenta exemplos de estudos etnográficos que têm sido utilizados na formação de estudantes, sobretudo de pós-graduação, na Universidade do Minho, procurando conferir-lhes uma dimensão formativa e de compromisso social. A abordagem formativa tem em conta as dimensões teórico-conceptuais e metodológicas, assim como os próprios dinamismos sociais neles descritos. Defende-se que na investigação etnográfica o próprio trabalho de campo contém efeitos formativos, na medida em que visa promover um pensamento reflexivo e crítico com os profissionais e a população envolvidos. Neste sentido, o método etnográfico não se constitui apenas como um instrumento de recolha e análise de dados, assumindo-se também como um dispositivo de reflexão, participação e emancipação. É nesta perspetiva de pesquisa-intervenção que o próprio trabalho de campo etnográfico, concebido como um processo de aprendizagem coletiva, se pode constituir também como um processo de transformação social, e é nesta relação que a Etnografia e a Pedagogia Social se encontram, particularmente no contexto da investigação e formação no ensino superior. |
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