Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65975 |
Resumo: | O desenvolvimento adequado de algumas características psicológicas, como a percepção de autoconceito e autoeficácia pode ser determinante para o sucesso do indivíduo em diversos contextos da sua vida. É possível que o envolvimento em algumas práticas corporais apresente relação com tais percepções em estudantes adolescentes. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou verificar a relação entre a prática esportiva, prática de atividade física e outras atividades corporais, com o autoconceito e a autoeficácia de estudantes. A amostra foi composta por 330 estudantes de ensino médio, inseridos ou não em práticas corporais, que responderam à Escala Multidimensional de Autoconceito - AF5, além da Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Escala de Autoeficácia Acadêmica. A relação entre a inserção em projetos de atividades corporais e valores de autoconceito e autoeficácia foi verificada a partir da análise de regressão linear múltipla. Foi observada relação entre a participação de projetos esportivos, outras práticas corporais e o nível de atividade física com valores de autoeficácia e autoconceito, em que as práticas explicaram entre 0,28 e 0,38 (p<0,05) desses fatores, no modelo ajustado por sexo, idade e nível socioeconômico. Conclui-se que houve associação entre a participação em projetos de práticas corporais e alguns domínios do autoconceito e autoeficácia. |
id |
RCAP_37973fb10ee8046720117ff152627d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantesSelf-concern and self-efficacy associated with body activities practice among studentsAutoimagemesportesestudantesautoeficáciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO desenvolvimento adequado de algumas características psicológicas, como a percepção de autoconceito e autoeficácia pode ser determinante para o sucesso do indivíduo em diversos contextos da sua vida. É possível que o envolvimento em algumas práticas corporais apresente relação com tais percepções em estudantes adolescentes. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou verificar a relação entre a prática esportiva, prática de atividade física e outras atividades corporais, com o autoconceito e a autoeficácia de estudantes. A amostra foi composta por 330 estudantes de ensino médio, inseridos ou não em práticas corporais, que responderam à Escala Multidimensional de Autoconceito - AF5, além da Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Escala de Autoeficácia Acadêmica. A relação entre a inserção em projetos de atividades corporais e valores de autoconceito e autoeficácia foi verificada a partir da análise de regressão linear múltipla. Foi observada relação entre a participação de projetos esportivos, outras práticas corporais e o nível de atividade física com valores de autoeficácia e autoconceito, em que as práticas explicaram entre 0,28 e 0,38 (p<0,05) desses fatores, no modelo ajustado por sexo, idade e nível socioeconômico. Conclui-se que houve associação entre a participação em projetos de práticas corporais e alguns domínios do autoconceito e autoeficácia.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS)Universidade do MinhoGasparotto, GuilhermeBichels, AlineVagetti, GislainePereira, Beatrizde Oliveira, Valdomiro20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65975por1645-00862182-840710.15309/20psd210209http://dx.doi.org/10.15309/20psd210209info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:08:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:08:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes Self-concern and self-efficacy associated with body activities practice among students |
title |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
spellingShingle |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes Gasparotto, Guilherme Autoimagem esportes estudantes autoeficácia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
title_full |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
title_fullStr |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
title_full_unstemmed |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
title_sort |
Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes |
author |
Gasparotto, Guilherme |
author_facet |
Gasparotto, Guilherme Bichels, Aline Vagetti, Gislaine Pereira, Beatriz de Oliveira, Valdomiro |
author_role |
author |
author2 |
Bichels, Aline Vagetti, Gislaine Pereira, Beatriz de Oliveira, Valdomiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparotto, Guilherme Bichels, Aline Vagetti, Gislaine Pereira, Beatriz de Oliveira, Valdomiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoimagem esportes estudantes autoeficácia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Autoimagem esportes estudantes autoeficácia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O desenvolvimento adequado de algumas características psicológicas, como a percepção de autoconceito e autoeficácia pode ser determinante para o sucesso do indivíduo em diversos contextos da sua vida. É possível que o envolvimento em algumas práticas corporais apresente relação com tais percepções em estudantes adolescentes. Nessa perspectiva, esse estudo objetivou verificar a relação entre a prática esportiva, prática de atividade física e outras atividades corporais, com o autoconceito e a autoeficácia de estudantes. A amostra foi composta por 330 estudantes de ensino médio, inseridos ou não em práticas corporais, que responderam à Escala Multidimensional de Autoconceito - AF5, além da Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Escala de Autoeficácia Acadêmica. A relação entre a inserção em projetos de atividades corporais e valores de autoconceito e autoeficácia foi verificada a partir da análise de regressão linear múltipla. Foi observada relação entre a participação de projetos esportivos, outras práticas corporais e o nível de atividade física com valores de autoeficácia e autoconceito, em que as práticas explicaram entre 0,28 e 0,38 (p<0,05) desses fatores, no modelo ajustado por sexo, idade e nível socioeconômico. Conclui-se que houve associação entre a participação em projetos de práticas corporais e alguns domínios do autoconceito e autoeficácia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/65975 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/65975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-0086 2182-8407 10.15309/20psd210209 http://dx.doi.org/10.15309/20psd210209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544864179421184 |