Análise da introdução das carreiras de bairro na cidade de Lisboa: o caso das carreiras 70B e 79B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vítor Manuel Silva Geraldes Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49348
Resumo: No contexto atual, o tema dos transportes públicos, na sua associação à mobilidade e acessibilidade urbana, tem vindo a ganhar particular importância no combate às alterações climáticas e na forma de promover uma cidade mais justa e equitativa. A melhoria da oferta de transporte público, com diferentes tipos de serviços, sistemas tarifários e serviços são medidas importantes para uma maior utilização do transporte coletivo em detrimento do individual. Ao nível político assistimos a múltiplas mudanças que resultam maioritariamente em ganhos de utilizadores como, por exemplo, o novo sistema tarifário na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Ao nível académico, assistimos a discussões sobre a estruturação do sistema de transportes na vida urbana e na qualidade de vida das pessoas, bem como as consequências ambientais, económicas e sociais. O objetivo deste trabalho passou por analisar a introdução das Carreiras de Bairro na cidade de Lisboa, verificando se contribuíram para a melhoria da acessibilidade interna das freguesias e se ao mesmo tempo, complementou a rede geral de carreiras da capital. Com base em dois casos de estudo, a carreira 70B e 79B, foi possível concluir que os percursos alternativos deste novo serviço, contribuíram para a acessibilidade interna ao nível das freguesias, bem como para a satisfação das necessidades de deslocação dos residentes.
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