Cuidados farmacêuticos na diabetes tipo 2: educação ao doente diabético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/6775 |
Resumo: | A diabetes mellitus surge, neste início do século XXI, como um dos maiores e principais problemas de saúde pública atingindo, atualmente, mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo. A diabetes tipo 2 é a forma mais frequente da doença, e as suas complicações agudas e crónicas são maioritariamente influenciadas pelo estilo de vida e nível de autocuidados do diabético, tanto a nível farmacológico como não-farmacológico. Por este motivo torna-se imperativo a educação terapêutica do doente diabético, de modo a melhorar os seus conhecimentos, a autoeficácia e autodeterminação perante os autocuidados na diabetes mellitus. O objetivo principal desta dissertação consistiu na avaliação e determinação do papel do farmacêutico na prestação de educação para a gestão terapêutica ao doente com diabetes mellitus tipo 2. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica com suporte em livros e artigos, pesquisados através de motores de busca científicos como o PubMed, ScienceDirect, UpToDate e B-On. A seleção dos artigos teve como critérios a sua relevância e pertinência para o desenvolvimento do trabalho. Foi possível concluir que o farmacêutico possui uma posição privilegiada no que toca à proximidade com o diabético e nos conhecimentos de farmacoterapia, podendo desempenhar um papel crucial, e com resultados comprovados, na educação em saúde através da gestão da terapêutica. Contudo, para desempenhar o papel de educador, o farmacêutico carece de formação específica e da aquisição de competências na área. |
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A diabetes mellitus surge, neste início do século XXI, como um dos maiores e principais problemas de saúde pública atingindo, atualmente, mais de 371 milhões de pessoas em todo o mundo. A diabetes tipo 2 é a forma mais frequente da doença, e as suas complicações agudas e crónicas são maioritariamente influenciadas pelo estilo de vida e nível de autocuidados do diabético, tanto a nível farmacológico como não-farmacológico. Por este motivo torna-se imperativo a educação terapêutica do doente diabético, de modo a melhorar os seus conhecimentos, a autoeficácia e autodeterminação perante os autocuidados na diabetes mellitus. O objetivo principal desta dissertação consistiu na avaliação e determinação do papel do farmacêutico na prestação de educação para a gestão terapêutica ao doente com diabetes mellitus tipo 2. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica com suporte em livros e artigos, pesquisados através de motores de busca científicos como o PubMed, ScienceDirect, UpToDate e B-On. A seleção dos artigos teve como critérios a sua relevância e pertinência para o desenvolvimento do trabalho. Foi possível concluir que o farmacêutico possui uma posição privilegiada no que toca à proximidade com o diabético e nos conhecimentos de farmacoterapia, podendo desempenhar um papel crucial, e com resultados comprovados, na educação em saúde através da gestão da terapêutica. Contudo, para desempenhar o papel de educador, o farmacêutico carece de formação específica e da aquisição de competências na área. |
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