Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rurato, Paulo, Lima Santos, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.415
Resumo: Este trabalho tem como objectivos investigar a competência de auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral, questionando a sua relação com a Educação e Formação Profissional de Adultos e relacionando-a com variáveis afins, nomeadamente com o auto-conceito de competência cognitiva, enquanto suporte do desenvolvimento da autonomia e da responsabilidadede cada um face à aprendizagem. Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Empresa do Norte de Portugal, com uma amostra de 503 trabalhadores, com características diversificadas.Os resultados de estudos correlacionais permitem afirmar que subjacente a uma melhor competência de auto-aprendizagem, está um auto-conceito de competência cognitiva mais positivo, facilitador da aprendizagem activa. Os resultados dos estudos diferenciais confirmam duas das hipóteses de trabalho, que previam manifestações diferenciadas no auto-conceito de competência cognitiva e na auto-aprendizagem, em função de variáveis individuais, organizacionais e sócio-organizacionais, sendo discutidas à luz de uma nova concepção da formação mais orientada para aaprendizagem e mais centrada na promoção da autonomia, responsabilidade e eficácia do adulto-aprendiz.
id RCAP_37bfac5ec3d03d54351e2a35003cae4e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboralAuto-aprendizagem; auto-conceito de competência; educação de adultos; formaçãoEste trabalho tem como objectivos investigar a competência de auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral, questionando a sua relação com a Educação e Formação Profissional de Adultos e relacionando-a com variáveis afins, nomeadamente com o auto-conceito de competência cognitiva, enquanto suporte do desenvolvimento da autonomia e da responsabilidadede cada um face à aprendizagem. Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Empresa do Norte de Portugal, com uma amostra de 503 trabalhadores, com características diversificadas.Os resultados de estudos correlacionais permitem afirmar que subjacente a uma melhor competência de auto-aprendizagem, está um auto-conceito de competência cognitiva mais positivo, facilitador da aprendizagem activa. Os resultados dos estudos diferenciais confirmam duas das hipóteses de trabalho, que previam manifestações diferenciadas no auto-conceito de competência cognitiva e na auto-aprendizagem, em função de variáveis individuais, organizacionais e sócio-organizacionais, sendo discutidas à luz de uma nova concepção da formação mais orientada para aaprendizagem e mais centrada na promoção da autonomia, responsabilidade e eficácia do adulto-aprendiz.ISPA - Instituto Universitário2012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.415https://doi.org/10.14417/ap.415Análise Psicológica; Vol 18, No 2 (2000); 203-219Análise Psicológica; Vol 18, No 2 (2000); 203-2191646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/415http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/415/pdfFaria, LuísaRurato, PauloLima Santos, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:21:30Zoai:ojs.localhost:article/415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:35.662511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
title Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
spellingShingle Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
Faria, Luísa
Auto-aprendizagem; auto-conceito de competência; educação de adultos; formação
title_short Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
title_full Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
title_fullStr Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
title_full_unstemmed Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
title_sort Papel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral
author Faria, Luísa
author_facet Faria, Luísa
Rurato, Paulo
Lima Santos, Nelson
author_role author
author2 Rurato, Paulo
Lima Santos, Nelson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Luísa
Rurato, Paulo
Lima Santos, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-aprendizagem; auto-conceito de competência; educação de adultos; formação
topic Auto-aprendizagem; auto-conceito de competência; educação de adultos; formação
description Este trabalho tem como objectivos investigar a competência de auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral, questionando a sua relação com a Educação e Formação Profissional de Adultos e relacionando-a com variáveis afins, nomeadamente com o auto-conceito de competência cognitiva, enquanto suporte do desenvolvimento da autonomia e da responsabilidadede cada um face à aprendizagem. Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Empresa do Norte de Portugal, com uma amostra de 503 trabalhadores, com características diversificadas.Os resultados de estudos correlacionais permitem afirmar que subjacente a uma melhor competência de auto-aprendizagem, está um auto-conceito de competência cognitiva mais positivo, facilitador da aprendizagem activa. Os resultados dos estudos diferenciais confirmam duas das hipóteses de trabalho, que previam manifestações diferenciadas no auto-conceito de competência cognitiva e na auto-aprendizagem, em função de variáveis individuais, organizacionais e sócio-organizacionais, sendo discutidas à luz de uma nova concepção da formação mais orientada para aaprendizagem e mais centrada na promoção da autonomia, responsabilidade e eficácia do adulto-aprendiz.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.415
https://doi.org/10.14417/ap.415
url https://doi.org/10.14417/ap.415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/415
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/415/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 18, No 2 (2000); 203-219
Análise Psicológica; Vol 18, No 2 (2000); 203-219
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131593224224768