O projecto curricular de turma nas perspectivas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/186 |
Resumo: | Esta investigação centra-se nas perspectivas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, procurando compreender, na perspectiva dos professores seleccionados, como estes conceberam e desenvolveram o projecto curricular de turma. Com esta intenção e porque o projecto curricular de turma é o documento que permite contextualizar o currículo nacional aos alunos de uma turma, procura-se caracterizar as perspectivas dos professores de duas turmas do 2º e outras duas do 3º ciclos do ensino básico sobre: concepção sobre o PCT; a importância do PCT; participação na elaboração do PCT; principal dinamizador do PCT; estrutura do PCT; desenvolvimento do PCT; dificuldades na operacionalização dos conteúdos; motivação no desenvolvimento do PCT; cumprimento do PCT; aumento da carga horária dos docentes no desenvolvimento do PCT; condições físicas e materiais da escola para o desenvolvimento do PCT; dificuldades no desenvolvimento do PCT; formação no PCT; as características dos projectos curriculares de turma dos 2º e 3º ciclos. Partindo-se da construção de um quadro teórico que orientasse e fundamentasse o processo da investigação e a recolha e a análise dos dados empíricos, procedemos, numa primeira fase, à realização das entrevistas e à recolha dos documentos projectos curriculares de turma dos conselhos de turma participantes. Para a caracterização das perspectivas atrás mencionadas, fizemos um estudo de casos onde utilizámos as entrevistas e a análise aos documentos mencionados. Apesar das limitações do presente estudo, os resultados conseguidos permitiram o cumprimento dos objectivos a que nos propúnhamos, devendo entender-se como resultados provisórios de um percurso de investigação possibilitando uma continuidade e um maior aprofundamento. O percurso realizado permitiu-nos concluir a não existência de uma diferença significativa nas perspectivas destes professores dos dois ciclos de ensino estudados. Foi-nos possível concluir que estes docentes não têm uma ideia clara sobre a concepção e desenvolvimento do projecto curricular de turma. Constatou-se também que os mesmos têm vontade de fazer formação adequada que vá de encontro às suas reais necessidades. |
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