Conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários: avaliação das características superficiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7569 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se assistido a uma maior valorização das características superficiais do pavimento. É essencial estabelecer um programa de acompanhamento da evolução dos pavimentos no sentido de apoiar a decisão de intervir em determinada altura, de modo a restituir a qualidade dos mesmos. Neste trabalho são apresentadas diversas técnicas de reabilitação das características superficiais de um pavimento de modo a recuperar as características funcionais e iniciais do mesmo. Como princípio geral, deve-se estudar o estado do pavimento a reabilitar e, em seguida escolher a técnica que melhor se adapte às condições do pavimento e à estratégia de conservação a adoptar, esta informação é tratada por ferramentas designadas por Sistemas de Gestão da Conservação. Este trabalho focou-se essencialmente no método de caracterização do estado superficial do pavimento, aplicando-se a metodologia de avaliação da qualidade do pavimento. Posteriormente à abordagem teórica foi apresentado um caso prático onde foi feito o levantamento da caracterização actual do estado superficial do pavimento de um troço de uma estrada nacional, com o principal objectivo de apresentar as soluções necessárias para a melhoria das suas características funcionais e consequentes características estruturais, prolongando desta forma o seu período de vida. |
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Conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários: avaliação das características superficiaisEngenharia civilPavimentos rodoviários - ConservaçãoNos últimos anos tem-se assistido a uma maior valorização das características superficiais do pavimento. É essencial estabelecer um programa de acompanhamento da evolução dos pavimentos no sentido de apoiar a decisão de intervir em determinada altura, de modo a restituir a qualidade dos mesmos. Neste trabalho são apresentadas diversas técnicas de reabilitação das características superficiais de um pavimento de modo a recuperar as características funcionais e iniciais do mesmo. Como princípio geral, deve-se estudar o estado do pavimento a reabilitar e, em seguida escolher a técnica que melhor se adapte às condições do pavimento e à estratégia de conservação a adoptar, esta informação é tratada por ferramentas designadas por Sistemas de Gestão da Conservação. Este trabalho focou-se essencialmente no método de caracterização do estado superficial do pavimento, aplicando-se a metodologia de avaliação da qualidade do pavimento. Posteriormente à abordagem teórica foi apresentado um caso prático onde foi feito o levantamento da caracterização actual do estado superficial do pavimento de um troço de uma estrada nacional, com o principal objectivo de apresentar as soluções necessárias para a melhoria das suas características funcionais e consequentes características estruturais, prolongando desta forma o seu período de vida.Over the last years, we’ve witnessed a higher rating of the surface features of the pavement surface type. It is essential that we develop a program to follow the evolution of road surfaces so that we know when they need proper intervention to establish their former quality. This work presents several surface maintenance techniques aimed at recovering their former functional properties. As a common principle, we should study the actual state of the road surface we want to maintain and then choose the technique that best suits the pavement conditions and the maintenance strategy. This information is dealt by specific tools referred to as Management Systems. This work has essentially focused on the method of characterization of the pavement surfacing choices, applying the surface quality evaluation methodology. After the theoretical approach, a practical case is shown, where the present state of the pavement system of a national road section is really shown. The main goal is to propose the solutions needed to improve its functional characteristics and, consequently, its structural features, so that its service life is extended.Universidade de Aveiro2013-11-27T08:46:03Z2011-07-18T00:00:00Z2011-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7569porAscenso, Sónia Raquel de Lima e Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:11Zoai:ria.ua.pt:10773/7569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:12.956451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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