Perceção da qualidade do serviço da consulta externa hospitalar: contributos para a validação da escala SHEDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimpão, Isabel Cristina Pelado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30105
Resumo: A Teoria de Design de Suporte de Ulrich (1991; 2001), tem gerado um interesse acrescido, dentro das comunidades científica e hospitalar devido à sua relevância e impacto no bem-estar e stress dos utentes (e.g. Andrade et al., 2017; Morais et al., 2015). Neste contexto, pretende-se contribuir para a validação da Escala de Perceção do Design de Suporte do Ambiente Hospitalar (SHEDS) desenvolvida com base na Teoria do Design de Suporte de Ulrich e adaptada para o contexto de sala de espera por Catrapona (2019). Este estudo realizou-se no Hospital Distrital de Santarém numa amostra de 129 utentes. Confirmou-se a estrutura fatorial de Catrapona (2019). Assim, após Análise Fatorial Exploratória, a escala ficou com 15 itens, 3 fatores e consistência interna forte. Dos resultados estatísticos, as Distrações Positivas confirmaram-se como preditor significativo da Perceção de Qualidade Geral do serviço; Abstract: Ulrich's Theory of Supportive Design (1991; 2001) has created increased interest within the scientific and hospital communities due to its relevance and impact on users' well-being and stress (e.g. Andrade et al., 2017; Morais et al., 2015). In this context, this dissertation intends to be a contribute to the validation of the Supportive Hospital Environment Design Scale (SHEDS) developed based on Ulrich's Theory of Supportive Design and adapted to the waiting room context by Catrapona (2019). This contributive validation was carried out in a sample of 129 patients of the Hospital Distrital de Santarém. We confirmed the factorial structure from Catrapona (2019). After Exploratory Factor Analysis, the scale ended with 15 items, 3 factors, with strong internal consistency. From the results of the statistical analysis, Positive Distractions were confirmed as a predictor of the Perception of General Quality of the service.
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