Portugal as an European destination reference in senior tourism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno André Rosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9731
Resumo: O presente projeto consiste na determinação estratégica relativa ao desenvolvimento de Portugal cujo objectivo central é determinar de que forma Portugal pode vir a ser um player de referencia no contexto de Turismo Sénior, um segmento de mercado que representa já, quer em volume quer em valor o mais atrativo segmento de turistas. À medida que a população mundial envelhece, o segmento sénior é considerado o segmento de consumo mais valioso, um fenómeno que se verifica não só na indústria do turismo, mas é sim comum a todas as indústrias. Este segmento possui atualmente tempo e capital disponível para a prática de turismo. Todos os dias 10,000 novos cidadãos Americanos entram na idade da reforma. Para além disso, aqueles considerados “Baby- Boomers” e que detêm hoje cerca de 60% de toda a fortuna mundial, serão os próximos “seniores” e irão dominar a indústria mundial do Turismo exigindo uma oferta cada vez mais adaptada às suas necessidades. Posto isto, é urgente o desenvolvimento de uma estratégia direcionada não só aos membros da atual população sénior mas também a outras gerações, nomeadamente os “Baby-Boomers” e a Generation X que irão representar a curto/médio prazo o segmento “sénior” da população mundial. De forma a fazê-lo de uma forma eficaz, é crucial ter em conta a necessidade de criar uma ligação emocional com estes grupos de consumidores, ao mesmo tempo que a oferta turística disponível deverá ser capaz de se desenvolver e adaptar de forma contínua à evolução das suas necessidades e comportamentos turísticos.
id RCAP_37e93db74302c369fdb6c986d8cce865
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portugal as an European destination reference in senior tourismTurismo em PortugalGerações comportamentaisDestination BrandingComportamentos turísticosTourism in PortugalGenerational travellersTravel behavioursO presente projeto consiste na determinação estratégica relativa ao desenvolvimento de Portugal cujo objectivo central é determinar de que forma Portugal pode vir a ser um player de referencia no contexto de Turismo Sénior, um segmento de mercado que representa já, quer em volume quer em valor o mais atrativo segmento de turistas. À medida que a população mundial envelhece, o segmento sénior é considerado o segmento de consumo mais valioso, um fenómeno que se verifica não só na indústria do turismo, mas é sim comum a todas as indústrias. Este segmento possui atualmente tempo e capital disponível para a prática de turismo. Todos os dias 10,000 novos cidadãos Americanos entram na idade da reforma. Para além disso, aqueles considerados “Baby- Boomers” e que detêm hoje cerca de 60% de toda a fortuna mundial, serão os próximos “seniores” e irão dominar a indústria mundial do Turismo exigindo uma oferta cada vez mais adaptada às suas necessidades. Posto isto, é urgente o desenvolvimento de uma estratégia direcionada não só aos membros da atual população sénior mas também a outras gerações, nomeadamente os “Baby-Boomers” e a Generation X que irão representar a curto/médio prazo o segmento “sénior” da população mundial. De forma a fazê-lo de uma forma eficaz, é crucial ter em conta a necessidade de criar uma ligação emocional com estes grupos de consumidores, ao mesmo tempo que a oferta turística disponível deverá ser capaz de se desenvolver e adaptar de forma contínua à evolução das suas necessidades e comportamentos turísticos.The presented project consists in a strategic development of Portugal as a Touristic Destination witch major goal is to understand how can Portugal become a major Player in Senior Tourism, as segment of the population that already represents both in volume and value the most attractive travel segment. With the increasing ageing of the world’s population, seniors are pointed out to become the most valuable consumer segment. These have increasing available time to travel and they have the disposable income to spend in travel experiences as a primary motivation. Every day in the USA 10,000 people enter in the retirement age, a trend that is expected to prevail until 2020. Moreover, 60% of the world’s fortune lies in the hands of baby-boomers, which will soon become the next seniors, dominating the World tourism and demanding hand-crafted experiences as never before. A Destination that is able to understand their needs and develop customized experiences to fit their demand will surely hold a valuable competitive advantage. This being said, there was the needed to develop a strategy targeted not only to those who may be already considered “seniors”, but also to the other generations namely Baby- Boomers and members of Generation X that will become “seniors” in a 10 to 20 year period. In order to do it effectively, this strategy must take into account the need to create an emotional connection with those consumers, while our touristic offer must be developed and continuously adapted to their evolution in terms of needs and travel behaviours.2015-09-11T15:38:29Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9731TID:201056186engPereira, Nuno André Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:47.085619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portugal as an European destination reference in senior tourism
title Portugal as an European destination reference in senior tourism
spellingShingle Portugal as an European destination reference in senior tourism
Pereira, Nuno André Rosa
Turismo em Portugal
Gerações comportamentais
Destination Branding
Comportamentos turísticos
Tourism in Portugal
Generational travellers
Travel behaviours
title_short Portugal as an European destination reference in senior tourism
title_full Portugal as an European destination reference in senior tourism
title_fullStr Portugal as an European destination reference in senior tourism
title_full_unstemmed Portugal as an European destination reference in senior tourism
title_sort Portugal as an European destination reference in senior tourism
author Pereira, Nuno André Rosa
author_facet Pereira, Nuno André Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nuno André Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo em Portugal
Gerações comportamentais
Destination Branding
Comportamentos turísticos
Tourism in Portugal
Generational travellers
Travel behaviours
topic Turismo em Portugal
Gerações comportamentais
Destination Branding
Comportamentos turísticos
Tourism in Portugal
Generational travellers
Travel behaviours
description O presente projeto consiste na determinação estratégica relativa ao desenvolvimento de Portugal cujo objectivo central é determinar de que forma Portugal pode vir a ser um player de referencia no contexto de Turismo Sénior, um segmento de mercado que representa já, quer em volume quer em valor o mais atrativo segmento de turistas. À medida que a população mundial envelhece, o segmento sénior é considerado o segmento de consumo mais valioso, um fenómeno que se verifica não só na indústria do turismo, mas é sim comum a todas as indústrias. Este segmento possui atualmente tempo e capital disponível para a prática de turismo. Todos os dias 10,000 novos cidadãos Americanos entram na idade da reforma. Para além disso, aqueles considerados “Baby- Boomers” e que detêm hoje cerca de 60% de toda a fortuna mundial, serão os próximos “seniores” e irão dominar a indústria mundial do Turismo exigindo uma oferta cada vez mais adaptada às suas necessidades. Posto isto, é urgente o desenvolvimento de uma estratégia direcionada não só aos membros da atual população sénior mas também a outras gerações, nomeadamente os “Baby-Boomers” e a Generation X que irão representar a curto/médio prazo o segmento “sénior” da população mundial. De forma a fazê-lo de uma forma eficaz, é crucial ter em conta a necessidade de criar uma ligação emocional com estes grupos de consumidores, ao mesmo tempo que a oferta turística disponível deverá ser capaz de se desenvolver e adaptar de forma contínua à evolução das suas necessidades e comportamentos turísticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2015-09-11T15:38:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9731
TID:201056186
url http://hdl.handle.net/10071/9731
identifier_str_mv TID:201056186
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134757711249408