A relação entre a criatividade no trabalho e o afeto positivo no trabalho: o papel moderador do clima de conformismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Daniela Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10109
Resumo: No presente trabalho procuramos aprofundar o estudo das consequências da criatividade para o bem-estar dos colaboradores. Mais especificamente, analisar a relação entre a criatividade, o afeto positivo no trabalho e o papel moderador da perceção de clima de conformismo dos colaboradores. Recolhemos dados em dois momentos do tempo, numa organização portuguesa do setor dos transportes aéreos. Cada um dos participantes respondeu a dois questionários, com cerca de um mês de intervalo entre cada um. A amostra de participantes emparelhados ficou constituída por 72 colaboradores. Os resultados mostram que o efeito da criatividade no afeto positivo depende da perceção de clima de conformismo que o colaborador tem. Quando o indivíduo perceciona a organização como tendo um clima de conformismo elevado, a criatividade no trabalho revela-se negativamente associada ao afeto positivo no trabalho. Pelo contrário, quando o indivíduo considera que a organização tem um clima de conformismo baixo, o nível de criatividade no trabalho não se encontra associado a mudanças no seu afeto positivo. Estes resultados evidenciam a importância de integrar o contexto e as características da organização no estudo das consequências da criatividade no trabalho. As limitações deste trabalho e sugestões de pesquisas futuras são também apresentadas.
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spelling A relação entre a criatividade no trabalho e o afeto positivo no trabalho: o papel moderador do clima de conformismoCriatividade no trabalhoBem-estar subjetivoAfeto positivo no trabalhoClima de conformismoCreativity at workSubjective well-beingPositive affect at workConformism climateNo presente trabalho procuramos aprofundar o estudo das consequências da criatividade para o bem-estar dos colaboradores. Mais especificamente, analisar a relação entre a criatividade, o afeto positivo no trabalho e o papel moderador da perceção de clima de conformismo dos colaboradores. Recolhemos dados em dois momentos do tempo, numa organização portuguesa do setor dos transportes aéreos. Cada um dos participantes respondeu a dois questionários, com cerca de um mês de intervalo entre cada um. A amostra de participantes emparelhados ficou constituída por 72 colaboradores. Os resultados mostram que o efeito da criatividade no afeto positivo depende da perceção de clima de conformismo que o colaborador tem. Quando o indivíduo perceciona a organização como tendo um clima de conformismo elevado, a criatividade no trabalho revela-se negativamente associada ao afeto positivo no trabalho. Pelo contrário, quando o indivíduo considera que a organização tem um clima de conformismo baixo, o nível de criatividade no trabalho não se encontra associado a mudanças no seu afeto positivo. Estes resultados evidenciam a importância de integrar o contexto e as características da organização no estudo das consequências da criatividade no trabalho. As limitações deste trabalho e sugestões de pesquisas futuras são também apresentadas.In this study we seek a deeper understanding about the creativity consequences on the well-being of employees, taking a special focus in the analysis of the relationship between creativity and positive affect at work and the moderating role by the perceived conformism climate of employees. We collect data on two separate moments in a Portuguese organization in the sector of air transport. Each one of the participants answered two questionnaires, with about one month gap between each one. The final sample was composed of 72 participants. The results show that the effect of creativity on positive affect at work depends on the perceived conformism climate that the employee has. When the individual perceives that the organization has a high conformism climate, creativity at work proves to be negatively correlated with positive affect at work. On the other hand, when the individual believes that the organization has a low conformism climate, creativity level at work is not correlated with changes in their positive affect. These results show the importance of integrating the context and the organization's characteristics within the study of creativity consequences at work. The limitations of this study and suggestions for future research are also presented.2015-11-09T11:53:32Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10109TID:201071223porSilva, Maria Daniela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:27.759787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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