Conservação e restauro da crucificação da Igreja de Miragaia : as telas de rolo nos retábulos portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16479 |
Resumo: | A pintura de altar surge, em Portugal, no final do século XVII, salvo a existência de precedentes que estiveram, possivelmente, na origem deste tipo de pintura. Com especial carácter pedagógico na Igreja, divulga a Palavra de Deus de forma mais dinâmica do que o habitual no ritual litúrgico. Os panos de altar narram histórias, estando na sua origem expostos grande parte do ano litúrgico e, consoante a pretensão cénica, eram apresentados ou simplesmente recolhidos através do sistema que os movia. A presente investigação surge no âmbito do estudo científico-analítico e da intervenção de Conservação e Restauro de uma tela altar, de rolo, pertencente à Igreja Paroquial de S. Pedro de Miragaia. Num segundo momento, a temática abrange uma análise mais ampla do panorama e da conservação das telas de rolo existentes em Portugal, nomeadamente o seu enquadramento histórico e litúrgico, salientando a originalidade e dinamismo que introduziram nas igrejas e capelas portuguesas, bem como um breve inventário das pinturas identificadas a nível nacional, onde se relacionam algumas particularidades, entre elas, os diferentes sistemas de montagem e fixação e as condições de utilização. |
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Conservação e restauro da crucificação da Igreja de Miragaia : as telas de rolo nos retábulos portuguesesPintura de altarTelas de roloConservação e restauroCrucificaçãoIgreja de São Pedro de MiragaiaAltar paintingRoller canvasConservation and restorationCrucifixionSão Pedro de Miragaia ChurchDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA pintura de altar surge, em Portugal, no final do século XVII, salvo a existência de precedentes que estiveram, possivelmente, na origem deste tipo de pintura. Com especial carácter pedagógico na Igreja, divulga a Palavra de Deus de forma mais dinâmica do que o habitual no ritual litúrgico. Os panos de altar narram histórias, estando na sua origem expostos grande parte do ano litúrgico e, consoante a pretensão cénica, eram apresentados ou simplesmente recolhidos através do sistema que os movia. A presente investigação surge no âmbito do estudo científico-analítico e da intervenção de Conservação e Restauro de uma tela altar, de rolo, pertencente à Igreja Paroquial de S. Pedro de Miragaia. Num segundo momento, a temática abrange uma análise mais ampla do panorama e da conservação das telas de rolo existentes em Portugal, nomeadamente o seu enquadramento histórico e litúrgico, salientando a originalidade e dinamismo que introduziram nas igrejas e capelas portuguesas, bem como um breve inventário das pinturas identificadas a nível nacional, onde se relacionam algumas particularidades, entre elas, os diferentes sistemas de montagem e fixação e as condições de utilização.The altar painting arises in Portugal in the late of seventeenth century, except some precedents that were possibly the source of this type of painting. With a special pedagogic character, it announces the word of God more dynamically than usually in liturgical rite. They tell stories that are exposed in the liturgical year and, depending on scenic claims, were presented or simply collected throw the system that they were moved. This research comes under a scientific-analytical study and the Conservation and Restoration of a roller canvas, belonging to the São Pedro de Miragaia Church. Secondly, the theme covers a broader analysis of the landscape and conservation of roller canvas in Portugal, including their historical and liturgical framework, stressing the originality and dynamism introduced in Portuguese churches and chapels, as well as a brief inventory paintings identified at national level, where they relate some particulars, including the different mounting and setting systems and conditions of use.Calvo, AnaAguiar, MariaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Rita Macedo2015-02-03T11:44:50Z2012-06-1520122012-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:40:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:42.776730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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