A Gestão Escolar no Portugal Democrático: Uma Perspectiva da Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, João M D
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/372
Resumo: Com base na decisão política de proceder à modernização da Administração Pública, as estratégias e práticas tradicionais do funcionamento das organizações estatais dão lugar a novas formas de actuação. Como resposta às consequências da globalização, as teorias da Nova Gestão Pública tendem a alterar o modelo de gestão estatal de modo a reduzir a dívida pública e aumentar a satisfação do cidadão. No terreno educativo, a aplicação destas políticas, presente nos diversos normativos legais, caracteriza-se por implementar uma gestão centrada na escola, visando o alargamento do conceito de autonomia mediante a adopção de medidas de descentralização e desconcentração de serviços. Com base na interpretação de legislação publicada e recolha literária, este projecto pretende focar como as reformas decretadas moldam a gestão dos estabelecimentos públicos portugueses de ensino não superior.
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