A Gestão Escolar no Portugal Democrático: Uma Perspectiva da Administração Pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/372 |
Resumo: | Com base na decisão política de proceder à modernização da Administração Pública, as estratégias e práticas tradicionais do funcionamento das organizações estatais dão lugar a novas formas de actuação. Como resposta às consequências da globalização, as teorias da Nova Gestão Pública tendem a alterar o modelo de gestão estatal de modo a reduzir a dívida pública e aumentar a satisfação do cidadão. No terreno educativo, a aplicação destas políticas, presente nos diversos normativos legais, caracteriza-se por implementar uma gestão centrada na escola, visando o alargamento do conceito de autonomia mediante a adopção de medidas de descentralização e desconcentração de serviços. Com base na interpretação de legislação publicada e recolha literária, este projecto pretende focar como as reformas decretadas moldam a gestão dos estabelecimentos públicos portugueses de ensino não superior. |
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