Comunicação e intervenção, através do jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Maria José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62
Resumo: A comunicação constitui‐se como uma excelente forma de empoderar os cidadãos, dentro da comunicação, o jornalismo reveste‐se de um caráter fundamental. Neste artigo, procede‐se a uma reflexão exploratória sobre os contextos mediáticos e as suas possibilidades de ligação aos cidadãos, muito em particular com incidência em autores como Dewey, Freinet, Freire e Tufte. Em articulação, enumeram‐se duas investigações, RadioActive Europe e ANLite, nas quais se usou os media e o jornalismo em trabalho colaborativo com diferentes comunidades.
id RCAP_3822c52472f5aa03e69dc4730e32cb95
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/62
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e intervenção, através do jornalismocomunicaçãojornalismoinvestigação-ação participativacolaboraçãoA comunicação constitui‐se como uma excelente forma de empoderar os cidadãos, dentro da comunicação, o jornalismo reveste‐se de um caráter fundamental. Neste artigo, procede‐se a uma reflexão exploratória sobre os contextos mediáticos e as suas possibilidades de ligação aos cidadãos, muito em particular com incidência em autores como Dewey, Freinet, Freire e Tufte. Em articulação, enumeram‐se duas investigações, RadioActive Europe e ANLite, nas quais se usou os media e o jornalismo em trabalho colaborativo com diferentes comunidades.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2019-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62Revista Aprender; Revista Aprender nº 39 (março de 2020); 5-132184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62/51Brites, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:02Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/62Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:17.691003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e intervenção, através do jornalismo
title Comunicação e intervenção, através do jornalismo
spellingShingle Comunicação e intervenção, através do jornalismo
Brites, Maria José
comunicação
jornalismo
investigação-ação participativa
colaboração
title_short Comunicação e intervenção, através do jornalismo
title_full Comunicação e intervenção, através do jornalismo
title_fullStr Comunicação e intervenção, através do jornalismo
title_full_unstemmed Comunicação e intervenção, através do jornalismo
title_sort Comunicação e intervenção, através do jornalismo
author Brites, Maria José
author_facet Brites, Maria José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
jornalismo
investigação-ação participativa
colaboração
topic comunicação
jornalismo
investigação-ação participativa
colaboração
description A comunicação constitui‐se como uma excelente forma de empoderar os cidadãos, dentro da comunicação, o jornalismo reveste‐se de um caráter fundamental. Neste artigo, procede‐se a uma reflexão exploratória sobre os contextos mediáticos e as suas possibilidades de ligação aos cidadãos, muito em particular com incidência em autores como Dewey, Freinet, Freire e Tufte. Em articulação, enumeram‐se duas investigações, RadioActive Europe e ANLite, nas quais se usou os media e o jornalismo em trabalho colaborativo com diferentes comunidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/62/51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 39 (março de 2020); 5-13
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130750552899584